ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Philip não era chamado de rei e sua morte não altera sucessão ao trono britânico

ads3

ads4

A morte, nesta sexta-feira, 9, do Príncipe Philip, aos 99 anos, depois mais de sete décadas de casamento com a Rainha Elizabeth II, de 94 anos, não altera a linha de sucessão ao trono britânico. Mesmo casado com a Rainha, Philip ocupava o cargo de consorte. Isso porque, segundo as leis do Reino Unido, apenas herdeiros recebem o mais alto título da monarquia, para evitar que a linhagem real passe para a família do homem.

Para se casar, em 20 de novembro de 1947, Philip teve que renunciar aos títulos de nobreza anteriores e à sua religião ortodoxa, convertendo-se à Igreja Anglicana. A lei de sucessão britânica atualmente em vigor deriva das leis de sucessão na Inglaterra e Escócia. Tradicionalmente, a coroa é sucedida pelos filhos de um indivíduo e pela sua linha colateral mais próxima quando o indivíduo não tiver filhos.

ads6 Advertising
Família Real comunica falecimento de Príncipe Philip, aos 99 anos

Publicidade

A linha de sucessão ao trono é sempre determinada por descendência, legitimidade e religião. Anteriormente, casar-se com um católico excluía um indivíduo da sucessão, mas esse banimento foi abolido após 2015.

A última vez que houve uma mudança abrupta na linha de sucessão ocorreu em 1936, quando o Rei Edward VIII, que queria se casar com a americana Wallis Simpson, divorciada, abdicou alguns meses em favor de seu irmão George VI, pai da atual Rainha.

ads7 Advertising

Publicidade

Depois deles, em terceiro lugar na linha de sucessão, vem o Príncipe George, de 7 anos, filho de William com Kate Middleton. George é sucedido por sua irmã, Charlotte, de 5 anos. Em quinto e sexto lugar, respectivamente, estão o Príncipe Louis, de 3 anos, terceiro filho de William e Kate, e o Príncipe Andrew, de 61 anos, irmão de Charles e terceiro filho de Philip e Elizabeth.

LEIA MAIS: Príncipe Philip chega aos 99 anos de idade ao lado da rainha Elizabeth II

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta