Nesta quinta-feira, 12, com a presença de lideranças da comunidade, autoridades e convidados, o governador José Ivo Sartori e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Cesar Faccioli, lançaram a Semana Estadual da Consciência Negra, cujo objetivo é dar visibilidade ao povo afrodescendente divulgando ações para enfrentar o racismo e a violência sofrida por jovens negros. O evento ocorreu no Palácio Piratini.
Ao saudar os participantes, Sartori lembrou a trajetória do líder africano Nelson Mandela, um exemplo de atitude e resiliência na luta pelos direitos humanos e pela igualdade das raças. “Ele traçou um caminho na história pelo direito de igualdade com passos firmes e sem carregar mágoas, um exemplo que nos inspira”, disse o governador. “É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira”, concluiu.
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro em todo o País. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de Novembro de 1695.
Publicidade
A Semana Estadual da Consciência Negra promove uma reflexão sobre a relevância da cultura e do povo africano, e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pela cultura negra e africana.
This website uses cookies.