Cadernos Especiais

Piso aquecido ajuda a garantir inverno sem frio

Não importa se você gosta do inverno ou não, o piso gelado (principalmente nos banheiros) é incômodo para todo mundo. Ter uma casa com piso aquecido é sinônimo de muito conforto durante o inverno. O ar quente fica mais leve e passa a subir naturalmente, aquecendo o ambiente todo de forma suave e agradável, sem abafamento, ruído, ressecamento ou ocupando espaço, como no caso dos condicionadores de ar. Com os aquecedores pode-se agregar, ainda, às desvantagens a queima de oxigênio.

Marcio André Hillesheim, engenheiro de controle e automação da Hillem Soluções Elétricas, explica que para ter esse comodidade é preciso que se instale um sistema composto de cabos calefatores que, instalados dentro do contrapiso, transmitem o aquecimento, através do piso. “Ele é capaz de gerar um conforto sem igual, por ser um aquecimento uniforme no ambiente e um calor que vem de baixo para cima, sendo muito eficiente contra umidade também, inclusive instalado em baixo de móveis, e ajudando na vida útil dos mesmos. Além disso, as crianças que podem brincar no chão e andar descalças”, destaca.

LEIA MAIS: Construção & Decoração evidencia projetos nesta edição

Publicidade

Hillesheim explica que o ideal é sempre instalar no contrapiso para ter a melhor eficiência no consumo e uniformidade no aquecimento, mas existem muitas soluções de engenharia para esse sistema. Independentemente de ser obra nova ou reforma, é importante contratar uma empresa especializada.

Casa ainda mais quente

Existem muitas aplicações do sistema, inclusive em paredes, atrás de armários em closets, para evitar mofo e umidade em armários, principalmente em paredes grandes ou com pouca ventilação ou, ainda, voltadas para o lado Sul.

Outra novidade, os termostatos controlados remotamente, em que a pessoa pode, ao sair do serviço, já ligar o piso para chegar em casa com o ambiente aquecido ou, mesmo, programar o aquecimento para ligar pela manhã e já estar adequado ao acordar.

Publicidade

Entre as tecnologias de piso aquecidos, Hillesheim recomenda a elétrica, que não precisa de caldeira, e pode se ter um sistema fotovoltaico com conjunto para gerar a energia necessária ao sistema, tendo aquecimento, sem pagar por isso. “O consumo de energia é muito semelhante ao consumo de um ar-condicionado instalado nos mesmos ambientes”, garante.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.