Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Começa a funcionar nesta segunda-feira, 16, o Pix Automático, que vai permitir o pagamento imediato daquelas contas que chegam todos os meses, como energia, água, telefone, mensalidades escolares ou serviços de streaming.
De acordo com o Banco Central do Brasil, a nova modalidade vai ser positiva tanto para quem paga, como para quem recebe. Além de gratuito para o pagador, o Pix Automático vai ser mais prático e barato para o recebedor, na medida em que não precisa o envio de boleto pelo correio, por exemplo.
LEIA TAMBÉM: Feira da Produção entra na reta final de preparativos; evento começa nesta quarta-feira
Publicidade
Ao contrário do Pix comum, para aderir ao Pix Automático, é preciso que o recebedor solicite essa opção ao pagador, que pode ser concedida por meio da leitura de um QR Code ou de um Pix Copia e Cola. Lembrando que a opção poderá ser cancelada a qualquer momento pelo pagador. Para evitar surpresas, será possível definir um valor máximo para cada cobrança, impedindo débitos maiores que o previsto.
O Banco Central acrescenta que, além de aumentar o número de clientes usuários do Pix, que hoje ultrapassam 160 milhões no país, a modalidade poderá ser usada por clientes que não usam cartão ou boleto. E como a cobrança é automática, não há chance de inadimplência. Outro detalhe é que os pagamentos feitos por Pix Automático não afetam o limite Pix disponível para outras transações.
LEIA TAMBÉM: Falta de adesão de moradores compromete pesquisa sobre nutrição infantil em Santa Cruz
Publicidade
Em casos de cobranças indevidas no Pix Automático, a devolução será obrigatória para o banco do cidadão nos casos em que houver qualquer erro do banco na gestão da autorização concedida.
Publicidade
This website uses cookies.