Cultura e Lazer

Placas em alusão aos primeiros imigrantes começam a ser instaladas em Linha Santa Cruz

Santa Cruz do Sul deu início, na manhã desta segunda-feira, 10, a mais um passo na valorização dos primeiros colonizadores alemães que chegaram à região. Foi inaugurada pela Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc), em parceria com o Sicredi e a Prefeitura, uma placa em homenagem a August Raffler, agricultor alemão que fez parte da primeira leva de imigrantes a se instalarem na região, em dezembro de 1849. O ato contou com a presença de descendentes dos colonizadores pioneiros.

A homenagem foi instalada no mesmo ponto onde ficava o lote de número 6 da antiga colônia de Alte Pikade, dado a Raffler no começo da ocupação da região pelos imigrantes germânicos. Hoje, o terreno abriga a agência do Sicredi em Linha Santa Cruz. Além dele, outros cinco pioneiros serão homenageados com placas indicativas, nos mesmos locais dos lotes originais, como parte do roteiro turístico Caminhos da Imigração.

LEIA TAMBÉM: Porco no Rolete reúne 1,4 mil pessoas em Linha Nova

Publicidade

Uma curiosidade em relação à placa chama a atenção: de um lado, a escrita está em português; do outro, está em alemão. Conforme o presidente da Amorlisc, Paulo Trinks, a decisão não foi por acaso. “O alemão está do lado ‘centro-bairro’, porque eles vieram nesse sentido, subindo em direção a Boa Vista. Então a origem alemã está do lado sul da placa e o português do lado norte, para onde eles foram”, explica.

Inauguração contou com a presença de descendentes dos primeiros imigrantes | Foto: Jaime Fredrich

Parque do Imigrante

Outra atração que está sendo viabilizada em Linha Santa Cruz para valorizar os colonizadores alemães é o Parque do Imigrante (ou Immigrantenpark), que será instalado em uma área de 5,4 hectares na Granja Municipal, na parte alta do bairro. A pedra fundamental do espaço foi lançada em julho de 2024, por ocasião do bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Desde então, a Amorlisc trabalha junto à Prefeitura e outros parceiros para tirar do papel o projeto.

LEIA TAMBÉM: Escritor lança livro com edição bilíngue em português e italiano em Santa Cruz

Publicidade

Segundo Paulo Trinks, está sendo ultimada a criação de uma fundação que gerenciará a atração. Além disso, até o fim de 2025, deverá ser lançada a licitação para a construção dos sanitários do futuro parque. O presidente da Amorlisc explica que a decisão de começar a instalação pelos banheiros veio a partir de uma carência da área próxima ao aeroporto, outro ponto de lazer procurado em Linha Santa Cruz, que não possui esse tipo de infraestrutura.

“Então a ideia no parque, quando tiver os sanitários prontos e dado uma melhorada na infraestrutura, é que esse pessoal que hoje vai no aeroporto possa, no domingo de tarde, ir lá e olhar o mesmo pôr do sol. Então eles podem ir lá com banheiros, com espaço verde para estacionar, para sentar, para conversar, para apreciar a natureza, e já vão estar no lugar que vai ser o nosso futuro parque”, aponta Trinks.

Colaborou Jaime Fredrich

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.