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GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Planejamento estratégico e futuro

Em 2020 crie núcleo de futuros não de inovação em sua empresa. Chega de falar de futuro, precisamos construi-lo na prática.

Esta é uma época que as empresas começam a pensar no ano seguinte, pelo menos as que não estão apenas vivendo o dia a dia. O que muitos não sabem ou admitem, é que o planejamento estratégico da tradicional escola de negócios não atende mais a demanda atual, e é insuficiente para levar os negócios para a próxima década.

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O Brasil engatinha neste assunto. Temos poucos profissionais aptos a usarem estas ferramentas, que vão muito além do mundo digital, considerado apenas a primeira etapa de 20 anos de transformação radical.

No topo dos negócios, executivos ainda não orientados para o futuro deveriam ampliar a visão de futuros alternativos para tomar melhores decisões no presente.

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Nos conselhos, apenas 10% dos membros e executivos estão preparados para olhar para o futuro. O mindset é para manter o que existe e preservar o padrão de vida da família que fundou o negócio. Pode ser um grande erro no presente que repercutirá fortemente em um futuro nem tão longo.

E qual é a solução? Busque futuristas aptos a usarem ferramentas de estudos de futuros globais. São poucos no Brasil, mas já temos profissionais que saíram na frente. Convide seu grupo a prospectar e desenhe uma trilha de pelo menos dez anos para o negócio. É impossível prever, mas visualizar de forma criativa e metodológica é urgente. Testar sem uma linha mestra custa energia, recurso e tempo, e não temos tempo a perder.

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