ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Plano sanitário do TSE prevê que eleitor seja impedido de votar se estiver sem máscara

ads3

Votação em todo o país ocorre neste domingo

ads4

O plano sanitário para o dia das eleições apresentado na tarde desta terça-feira, 8, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, prevê que o eleitor deve obrigatoriamente usar máscara sobre o nariz e a boca para ter acesso ao seu local de votação.

Elaborado com auxílio dos médicos David Uip, do hospital Sírio-Libanês, Luís Fernando Aranha Camargo, do hospital Albert Einstein, e Marília Santini, da Fundação Fiocruz, o plano prevê ainda procedimentos a serem adotados por mesários. As eleições de 2020 contarão com mais de 2 milhões de mesários e apoiadores – considerando quatro mesários por seção eleitoral – e 148 milhões de eleitores. De acordo com o TSE, cada seção tem 435 eleitores em média, que representa um pequeno aumento em relação ao pleito anterior, em razão de o Tribunal não ter conseguido concluir a licitação de novas urnas eletrônicas.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Convocação dos mesários para a eleição inicia nesta terça-feira

Além da exclusão da biometria – que prolongaria o tempo de votação em 70%, em média, e aumenta risco de contaminação por Covid-19 – e da prorrogação da duração das eleições – que começará uma hora mais cedo, passando a ser das 7 às 17 horas -, o TSE divulgou uma série de procedimentos.

ads7 Advertising