Ação busca contribuir com produtores | Foto: Luciana Jost Radtke/Divulgação
Uma equipe da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) participou do plantio de mudas de árvores nativas nas proximidades do Arroio Andréas, no interior de Vera Cruz. A ação ocorreu na última sexta-feira, 8, e integra o Programa Protetor das Águas conduzido pelo governo municipal, com a parceria técnica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e apoio da Afubra, Emater/RS-Ascar, Comitê Pardo e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana), com financiamento da Philip Morris Brasil.
Nessa etapa, a Afubra disponibilizou 350 mudas de árvores nativas, por meio do seu Projeto de Restauração Florestal. As espécies são murta, cocão, guabiroba, guabiju, ipê-da-serra, tarumã, pitangueira, cerejeira-do-rio-grande, chau-chau, araçá e ingá-feijão. Durante o plantio, foi utilizado o fertilizante orgânico Fertileaf da Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc), que apoiou a iniciativa.
LEIA TAMBÉM: Fábio Azevedo é o novo presidente da Agerst de Santa Cruz
Publicidade
O engenheiro florestal Juarez Iensen Pedroso Filho, gerente do Departamento Agroflorestal da Afubra, explica que o Programa Protetor das Águas é um exemplo que deve ser seguido como instrumento para gestão dos recursos naturais e hídricos, com participação e engajamento social.
“O trabalho realizado para restauração florestal das propriedades produtoras de água em Vera Cruz é extremamente importante, pelo incremento da biodiversidade e auxílio na promoção dos serviços ecossistêmicos. Busca auxiliar os agricultores que participam voluntariamente do PSA a justamente promover ainda mais ganhos para o meio ambiente.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.