Regional

Plataforma marítima desaba no Litoral Norte gaúcho

Na madrugada deste domingo, 15, um dos pontos turísticos mais movimentados do Litoral Norte gaúcho, a plataforma marítima de Atlântida, em Xangri-Lá, desabou. A estrutura era mantida por uma organização independente, a Associação dos Usuários da Plataforma Marítima de Atlântida (Asuplama) Segundo a Prefeitura, o local já estava comprometido há pelo menos dois anos. Negociações estavam em andamento para garantir a manutenção.

A administração municipal pede aos surfistas e banhistas que tomem cuidado ao entrarem na água nas proximidades de onde ficava a plataforma. O prefeito Celso Bassani Barbosa (PTB) lamenta a deterioração do ponto turístico, e disse acreditar que não tinha mais o que fazer.

LEIA TAMBÉM: Judiciário libera construção civil em Xangri-Lá após mais de um ano suspensa

Publicidade

A estrutura foi erguida há quase 50 anos e avançava por cerca de 280 metros sobre o mar, recebendo 30 mil turistas por ano. A pesca é uma das atividades mais visadas. Uma parte da plataforma já havia sofrido danos em 1997, sem nunca ter sido totalmente reparada. O local também já sofreu danos por causa das ondas em 2016 e 2019. Em 2021, a prefeitura e a Asuplama chegaram a um acordo pela reforma do local, com participação do Ministério Público Federal e do Governo Federal, mas não houve avanços.

Com informações do G1

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.