A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Santa Cruz do Sul integra a Operação Resguardo, deflagrada em todo o País, em combate aos crimes de violência contra a mulher. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas. Como parte da operação, a Deam realizou, ainda na semana passada, a apreensão de uma arma de fogo, no Bairro Bom Jesus.
Segundo a titular da Deam, que também atua à frente da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Santa Cruz, delegada Lisandra de Castro de Carvalho, a operação já vem sendo deflagrada desde janeiro. “Compilamos dados dos trabalhos que realizamos no dia a dia, como cumprimentos de mandado de busca, representação por medidas protetivas, fiscalizações de denúncias e descumprimentos de medidas. E nessa semana, nós contabilizamos esse mandado de busca e apreensão no Bairro Bom Jesus”, explicou.
Publicidade
LEIA MAIS: Violência contra a mulher: trabalho da polícia vai além da investigação
Operação atendeu 51 mil vítimas
Somente nesta segunda-feira foram cumpridos, no Rio Grande do Sul, 39 mandados de busca e apreensão, 14 suspeitos foram presos preventivamente, uma arma foi apreendida, dez medidas protetivas de urgência verificadas e 32 denúncias, atendidas. A ação gaúcha na Operação Resguardo conta com 84 agentes em 30 viaturas.
Publicidade
A chefe da Polícia Civil do RS, delegada Nadine Anflor, destacou o empenho dos policiais civis gaúchos e a integração da força-tarefa nacional. “Esta é talvez a maior operação com essa temática e essas ações são essenciais para a redução nos índices de violência contra a mulher. Quero agradecer a todos os agentes das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher do Estado e estender meu reconhecimento aos colegas das demais delegacias que também se engajaram para esta grande operação”, acrescentou.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
LEIA MAIS: Dia da Mulher: elas estão na linha de frente contra o coronavírus
Publicidade