Regional

Polícia Penal do Estado realiza primeira neutralização com uso do sistema antidrone

A Polícia Penal do Rio Grande do Sul realizou, na madrugada deste domingo, 8, em Charqueadas, a primeira neutralização de drone com sistema antidrone, equipamento recentemente adquirido pelo governo do Estado. Utilizando o fuzil para interromper o curso do drone, bem como a rádio patrulha para encontrar o local dos pilotos, foram capturados três criminosos, materiais ilícitos, drone, controle, veículos, entre outros. 

LEIA TAMBÉM: Brigada Militar prende homem com vários antecedentes criminais durante operação

O governo do Estado investiu R$ 4,9 milhões em três kits completos de tecnologia antidrone. A entrega foi realizada no dia 23 de maio durante evento que distribuiu 280 veículos e equipamentos para as forças de segurança. “O Rio Grande do Sul é um dos pioneiros no país a adotar esse sistema, que reforça a segurança nas unidades prisionais e bloqueia os ilícitos antes que eles cruzem os muros”, frisou Leite.

Publicidade

Grupo de Ações Especiais realizou a operação

A neutralização do drone foi realizada por equipes do Grupo de Ações Especiais (Gaes) da Polícia Penal, no Complexo Prisional de Charqueadas. Utilizando o equipamento antidrone, além de neutralizar a ação do veículo aéreo não tripulado, os operadores do Gaes conseguiram localizar um veículo onde estavam os três criminosos que participaram da tentativa de entregar materiais ilícitos em uma das unidades prisionais do local. 

Com os indivíduos, que foram presos em flagrante, foram apreendidas drogas e equipamentos, além do drone | Foto: Divulgação/Ascom Polícia Penal

Com os indivíduos, que foram presos em flagrante, foram localizados mais de meio quilo de maconha, 195 gramas de cocaína, três celulares, um relógio, seis chips de telefonia, além do drone, baterias e o controlador do dispositivo. 

LEIA MAIS DE POLÍCIA

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.