Polícia

Policiais civis aposentados retornam ao trabalho para reforçar delegacias

Quatro anos após a aposentadoria, Flamarion Lemos Lopes voltou à ativa na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Santa Cruz do Sul. Ele é um dos 164 policiais gaúchos selecionados para participar de um programa desenvolvido pelo governo do Estado desde 2018. Por meio desse sistema, profissionais já aposentados podem desempenhar a tarefa por tempo determinado. No caso de Flamarion, o trabalho vem sendo desenvolvido no plantão de delegacia santa-cruzense.

Ele conta que decidiu voltar durante as enchentes de 2024 para suprir a falta de efetivo nas delegacias da região. “Grande parte dos colegas que estão na ativa teve que ir para a Região Metropolitana auxiliar na segurança. Com a abertura desse programa, me solidarizei e me inscrevi para ser aproveitado e dar a minha contribuição”, afirmou o policial.

LEIA MAIS: Grupo que aplicou golpes de quase R$ 500 mil é alvo de operação em Venâncio Aires

Publicidade

Após vivenciar a experiência e ver que poderia seguir trabalhando, ele  foi convidado a permanecer após uma nova etapa do programa ser aberta pelo Estado. O comissário conta que a decisão de retornar ao trabalho foi uma escolha que lhe trouxe muita satisfação.

“Eu estava em casa com todos os meus direitos de aposentadoria garantidos, mas percebi que gostaria de fazer mais alguma coisa. Trabalhei por 30 anos na Polícia Civil e decidi continuar. É o que aprendi e sei fazer bem”, frisou. Para ele, o programa é um incentivo aos aposentados que sentem vontade de retornar à ativa. “Para mim é gratificante poder voltar e auxiliar da melhor forma possível.”

LEIA MAIS: Homem condenado por morte no trânsito é preso pela Polícia Civil

Publicidade

A partir do programa, a 16ª Delegacia Regional de Polícia Civil (16ª DRP) teve um acréscimo de seis servidores. Flamarion e outro colega estão lotados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Os demais ficaram no setor de inteligência da 16ª Delegacia Regional de Polícia, 2ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) e Delegacia de Polícia de Candelária.

Efetivo reforçado e valorização profissional

O delegado regional Jader Duarte, titular da 16ª Delegacia Regional de Santa Cruz do Sul, afirma que um dos principais problemas da Polícia Civil é a falta de efetivo para combater a criminalidade. Ele salienta ter ficado feliz com a decisão dos aposentados em retornarem por intermédio do programa. “São policiais civis que trazem toda a sua experiência e o desejo de trabalhar. É uma demonstração daqueles que gostam de serem policiais e que somam ao nosso efetivo.”

Jader Duarte: “São policiais civis que trazem toda a sua experiência e o desejo de trabalhar. É uma demonstração daqueles que gostam de serem policiais e que somam ao nosso efetivo.”

Os policiais civis aposentados da região têm faixa etária entre 50 e 60 anos e podem trabalhar até os 75 anos, que é a idade limite para exercer a função. Mesmo com o reforço dos experientes, Duarte ressalta que alguns municípios da região ainda sofrem com a falta de efetivo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Jovem é preso após esfaquear os próprios pais em Sobradinho

“Temos algumas cidades com apenas um policial civil. A expectativa é que, a partir do próximo concurso público, a gente possa trazer mais efetivo para o interior”, frisou, confirmando que uma das preocupações é a defasagem de efetivo nas delegacias de Venâncio Aires e Encruzilhada do Sul. “Para o ano que vem, se houver novas vagas, temos o interesse de preencher com mais policiais aposentados e com novos que se formarão após o concurso.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.