Quase duas semanas após o início dos atentados terroristas que mataram 17 pessoas na França, institutos de pesquisa revelam que a popularidade do presidente François Hollande disparou de maneira inédita, aumentando 21 pontos percentuais em relação às últimas pesquisas. Pesquisa de opinião realizada pelo instituto IFOP-Fiducial aponta que, dentre as 1003 pessoas entrevistadas, 40% afirmam estar satisfeitas com o governo de Hollande, contrastando com o a aprovação de 19% registrada em dezembro. A desaprovação do governo caiu 21 pontos, para 59%.
Observou-se também que a popularidade do primeiro-ministro francês, Manuel Valls, aumentou 17 pontos, para 61%. Já a desaprovação de Valls caiu 16 pontos, para 39%. A pesquisa foi feita entre 16 e 17 de janeiro, em seguida aos atentados feitos por terroristas na região metropolitana de Paris e às manifestações em solidariedade que reuniram milhões de pessoas por toda a França, no dia 11 de janeiro.
Na semana passada, pesquisas já apontavam uma grande aprovação dos franceses à forma como o governo de Hollande gerenciou a crise. A ação do governo foi aprovada por 80% dos entrevistados em pesquisa feita pela Opinionway; em outra pesquisa, da CSA, a aprovação chega a 88%.
Publicidade
This website uses cookies.