ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Por dentro da safra: começa o plantio do tabaco

ads3

Chuva causou muitos estragos na região, mas, por outro lado, permitiu recomposição completa dos níveis dos reservatórios de água

ads4

Olá, pessoal! Tudo bem? Nesta terça-feira, dia 14 de julho, iniciamos aqui na propriedade oficialmente o plantio de tabaco da safra 2020/21. Como havíamos comentado em edições anteriores, a intenção era começar o plantio por volta de 20 de julho. Mas a combinação do crescimento das mudas nas bandejas, nos canteiros, com a previsão de tempo para esta semana nos levou a antecipar o transplante.

Curiosamente, este é um ano que nos faz concluir que nada nunca pode ser projetado ou planejado com muita antecedência na agricultura. Não adianta; o que comanda tudo é o comportamento do clima. Prevendo que seria um ano atípico por causa da estiagem em abril e ainda em maio, adiamos por oito dias a semeadura em relação ao ano passado, para poder, conforme nossos planos, começar a plantar na segunda quinzena de julho. Pois a combinação de chuva com dias quentes fez com que as mudas viessem muito rápido, e assim, mesmo tendo semeado uma semana mais tarde, agora iniciamos o plantio seis dias antes do que em 2019.

ads6 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta