ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Por dentro da safra: começou a classificação do tabaco

ads3

ads4

Olá, pessoal! Tudo bem? Nesta semana, com o retorno da chuva e, por causa dela, também da umidade, pudemos iniciar os trabalhos de separação das folhas secas de tabaco, o que a gente chama de classificação. Com isso, preparamos o produto para a comercialização, logo adiante. Por enquanto, a minha esposa, Louvane, e a minha mãe, dona Rosa, são as que mais se ocupam de fazer a classificação no galpão. Já eu e meu pai, seu Aloísio, ainda estamos cuidando das tarefas fora, na lavoura, que igualmente precisam ser agilizadas.

LEIA MAIS: Por dentro da safra: a enorme angústia pela falta de chuva

A época também é de colheita do milho

ads6 Advertising

Publicidade

Na foto abaixo estamos eu, minha esposa Louvane, minha mãe, dona Rosa; meu pai, seu Aloísio; minha filha, Giovana; e nosso vizinho, seu Nestor Hentschke, envolvidos na colheita. Muitas espigas ficaram pequenas, só restolhos, mas com o valor da saca, a R$ 80,00 ou R$ 100,00, nada pode ser desperdiçado. Minha filha jamais ajuda no tabaco, mas nos acompanha em algumas tarefas com as outras culturas, até para ter uma ideia clara de quanto é importante o trabalho que fazemos.

E nesta terça, em viagem rumo a Canoinhas (SC)

Nesta terça, eu e o meu colega de página Fumicultores do Brasil, o catarinense Alan Toigo, pegamos a estrada a partir de Santa Cruz do Sul rumo a Canoinhas, em Santa Catarina. Ali, pretendemos visitar uma propriedade dedicada ao cultivo de tabaco, para conhecer variedades e conferir o andamento nos trabalhos de colheita. Aquela região recém começou essa etapa, com a retirada do baixeiro ou da segunda apanha. Voltaremos à nossa região na quinta-feira, e na semana que vem também repercutirei aqui na coluna o que vimos e ouvimos por lá. E ficamos, claro, na torcida para que mais chuva possa cair em toda a região nos próximos dias, até para que o milho plantado no tarde consiga formar os grãos.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta