ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Por dentro da safra: esperando a chuva e guardando o tabaco

ads3

ads4

Olá, pessoal! Tudo bem? Esta é uma semana em que todos no meio rural estarão na torcida por uma boa chuva, o que seria fundamental tanto para a agricultura quanto para a recuperação dos reservatórios de água, garantia de suprimento aos animais. Enquanto aguardamos pela definição do clima, aqui em casa os últimos dias foram reservados a guardar no galpão o tabaco baixeiro já secado, recém-tirado do forno.

Na foto em destaque estão meu pai, seu Aloísio; minha mãe, dona Rosa; e nosso vizinho, seu Nestor Hentschke, que nos auxilia em algumas tarefas. Esse tabaco, que secou com boa qualidade, ficará guardado na pilha até o início do próximo ano, quando então será novamente manuseado, para a classificação. Neste momento, em meio à colheita, sequer teríamos tempo para cuidar dessa etapa, que será cumprida na hora certa.

ads6 Advertising
Chuva já começa a fazer falta na região e expectativa de seca preocupa produtores

Publicidade

E os atravessadores já começaram a agir

Algumas empresas do setor de tabaco já sinalizam para o início da compra da nova safra. Isso acaba sendo importante porque muitos produtores de fato têm necessidade de negociar parcela de seu produto, até para garantir a subsistência nessa virada do ano. Sabe-se de atravessadores, ou picaretas, como são chamados, que circulam pelo interior e oferecem em torno de R$ 75,00 pela arroba de tabaco da qualidade daquele que meus pais e seu Nestor manuseiam na foto. Para se ter uma ideia, isso é muito abaixo do valor atual da classe XO3, cuja arroba já está acima de R$ 100,00. Ou seja, junto ao atravessador, o produtor acabaria comercializando um produto de boa qualidade por um preço realmente muito baixo.

LEIA MAIS: Por dentro da safra: depois da chuva, seguimos com a colheita

Surpresa desagradável debaixo das folhas

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Por dentro da safra: três gerações lado a lado no tabaco

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta