ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Por dentro da safra: uma nem terminou, e a outra começa

ads3

ads4

Olá, pessoal! Tudo bem? Eis que iniciamos mais uma semana com forte calor, e estamos na torcida para que a chuva retorne. Afinal, temos milho nascendo, como ocorre em toda a região, e as plantinhas precisam de água. Enquanto isso, começamos a planejar a próxima safra de tabaco, a do ciclo 2020/21. Ainda nem se tem clareza acerca do preço do tabaco da safra 2019/20, cuja comercialização está ocorrendo, e no entanto os produtores já precisam pensar na temporada seguinte. Não podemos nos dar ao luxo de parar e descuidar das tarefas. No meio rural se obedece a ciclos, e se a gente não cumpre um deles acaba tendo contratempos adiante. Assim, como mostro na foto abaixo, já montamos os camalhões que receberão as mudas da nova safra, e também providenciamos a semeadura da adubação verde para a cobertura da terra, que permitirá fazer o plantio direto dentro de alguns meses.

LEIA TAMBÉM: Lavoura gigante, e lavoura-modelo

ads6 Advertising

Publicidade

Na reunião de negociação do preço
Na semana passada participei da segunda rodada das reuniões de negociação do preço do tabaco, ao lado da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e das demais entidades, as federações que representam os agricultores (foto abaixo). Os reajustes propostos pelas empresas ficaram na faixa de 2,1%, a até 2,75%, que foi o máximo. Esse percentual não acompanha nem o custo de produção que elas próprias levantaram, e muito menos o custo como havia sido calculado pelas entidades dos produtores.

Fica a esperança de obter uma média boa
De parte dos produtores, fica a expectativa de que ao menos a compra junto às empresas siga com normalidade, valorizando as classes. A esperança é de que se consiga média de R$ 150,00 por arroba. Na safra anterior, a maioria ficou abaixo desse patamar. Para conseguir média boa, é fundamental não ter muito tabaco R, que é aquele passado do ponto ideal de colheita, e que faz a média baixar muito.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta