ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Por que tratar TDAH

Talvez você conheça por preguiça, vagabundagem ou desleixo. Outros conhecem como pateta, moscão e estrupício. Ou ainda pode ser praga, demônio ou capeta. Pois bem, na grande maioria das vezes não é nada disso. Os adjetivos acima são erroneamente empregados para descrever pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (mais conhecido como TDAH), tanto em crianças como em adultos.

O TDAH é um transtorno psiquiátrico que acomete em torno de uma a cada 12 crianças ao longo da vida escolar. Metade delas vão manter esse transtorno na vida adulta. Ou seja, é bastante gente. Infelizmente a maioria não é diagnosticada ou recebe o diagnóstico e não faz o tratamento adequado, seja por medo ou por desconhecimento dos pais.

ads6 Advertising

Publicidade

Mas que consequências tão negativas são essas? Por que devemos tratar o TDAH quando diagnosticado? Baixo rendimento escolar, reprovação e evasão escolar estão intimamente ligados com o transtorno. Acidentes de carro/bicicleta, quedas, fraturas e traumatismos cranianos são relacionados com TDAH. Criminalidade, violência e gravidez precoce não planejada também. Dependência química (principalmente maconha e cocaína), depressão, ansiedade e suicídio acompanham esse transtorno.

Isso tudo leva a uma vida menos produtiva, com menores índices de emprego e renda, com baixa autoestima, estigmatização social e muito sofrimento. Isso quando não termina em crime, violência e morte matada ou morrida. Obviamente que ter TDAH não condena ninguém a tudo isso, mas aumenta o risco, principalmente para quem não trata. Mas muitas pesquisas mostram que o tratamento adequado reduz consideravelmente a chance desses desfechos negativos.

ads7 Advertising

Publicidade

Você ou seu filho estão tendo dificuldades de dar conta do recado? Começam e não terminam? Tiram vocês para aqueles adjetivos do inicio do texto? Não se lembra do início do texto? Cai, quebra e esquece coisas? Roda e é expulso? Nunca dá certo no emprego e é demitido? Vocês podem ter TDAH. Procurem ajuda.

VEJA MAIS TEXTOS DE VINÍCIUS MORAES

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta