Geral

Porco no Rolete reúne 1,4 mil pessoas em Linha Nova

O relógio marcava 4 horas quando José Reus Fornari Grando e sua equipe – formada por outras sete pessoas – chegaram ao pavilhão da comunidade de Linha Nova, interior de Santa Cruz do Sul. A turma de voluntários tinha uma missão: preparar os porcos que seriam assados e servidos no 24º Festival Gaúcho do Porco no Rolete, realizado nesse domingo, 9.

Eram 30 suínos, totalizando 750 quilos de carne. Grando e os demais precisaram ser ágeis, pois o almoço seria servido às 11h30. O cardápio ainda incluiu cortes de gado, galeto, além de leitão assado no espeto, além de acompanhamentos.

LEIA MAIS: Porco no Rolete reafirma sucesso em Linha Nova

Publicidade

A meta era servir pelo menos 1,4 mil pessoas. Para garantir que o principal alimento do cardápio estivesse saboroso, a equipe começou os preparativos dois dias antes. No sábado, os leitões foram temperados – uma receita que Grando prefere não revelar, mas garante ser saborosa. Ele conta que os cortes mais requisitados variam: as mulheres preferem o pernil, enquanto os homens optam pela costela, que tem mais sabor devido à gordura.

Grando conduziu a preparação da carne

Quem atesta isso é o corretor de seguros Flávio Antônio Mueller, de 70 anos, que gosta de costela. Morador do centro de Santa Cruz do Sul, Mueller participa desde a primeira edição e não poupa elogios. O motivo, segundo ele, não é apenas o saboroso porco no rolete, mas as amizades que cultiva na comunidade. “Tenho um carinho enorme por esse povo de Linha Nova. Eles têm um capricho enorme no evento.”

Flavio Antônio Mueller, corretor de seguros: “Tenho um carinho enorme por esse povo de Linha Nova. Eles têm um capricho enorme no evento.”

Enquanto o almoço era preparado, os visitantes chegaram às 10h15 para uma celebração ecumênica. A programação se estendeu por mais de dez horas, com direito a muita animação com Musical MB, seguido pela Super Banda Kattivah, Banda Mercosul, Banda Sul Brás e DJ Marcelinho. 

Publicidade

Para saber

O Festival Gaúcho do Porco no Rolete é realizado pelos sócios da comunidade. Vera Morsch, integrante da comissão organizadora, destacou que a festividade é fundamental para melhorar e expandir o pavilhão de Linha Nova. A primeira edição, segundo ela, foi para angariar fundos e construir a sede, que mais tarde se tornaria o espaço da festa. “O festival é para melhorar esse espaço, é o que nos move como moradores e voluntários.”

Além da variedade gastronômica oferecida durante o almoço, festival também teve apresentações musicais ao longo do dia

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.