William Steffens não abre mão de estar bem informado. O empresário e estudante de Administração de 22 anos, morador de Santa Cruz do Sul, considera fundamental estar por dentro dos acontecimentos recentes e tem, como uma das principais fontes de informação, a Gazeta do Sul, que lê todas as manhãs quando chega ao trabalho ou no intervalo do almoço em casa e, ainda, o Portal Gaz, que dificilmente passa um dia sem acessá-lo. E ele não é o único: pesquisa realizada pelo Instituto Methodus mostra que a Gazeta é lida por nada menos que 98,3% dos leitores de jornal em Santa Cruz e que 84,1% dos internautas que costumam acessar o Gaz consideram o portal bom ou ótimo. Nenhum entrevistado classificou o site como péssimo ou ruim.
O Portal Gaz foi lançado em novembro de 2009 e, no mês passado, registrou mais de 1,2 milhão de acessos. Para Steffens, a possibilidade de acessar as últimas informações da região estando, por exemplo, na fila do banco, é o mais importante. “É a velocidade da notícia”, completou.
A pedido da Associação dos Diários do Interior (ADI/RS), o Methodus ouviu, entre os dias 13 e 16 de maio, 300 leitores de jornal com 18 anos ou mais e de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade e renda. No ano em que completou sete décadas de circulação no Vale do Rio Pardo, a Gazeta segue ocupando a liderança absoluta em leitura no município, com ampla vantagem sobre as demais publicações (a segunda colocada foi citada por 26,3% dos entrevistados). Quando questionados se costumam ler a Gazeta, ainda que eventualmente, praticamente todos os entrevistados (99,7%) responderam positivamente.
Publicidade
Mais do que leitura, o levantamento também apontou que uma ampla maioria dos leitores aprova o conteúdo da Gazeta. Convidados a qualificar o jornal, 83,0% dos entrevistados disseram considerá-lo bom ou ótimo. Além disso, o jornal não foi qualificado por nenhum leitor como péssimo ou ruim. Os leitores também reconheceram o papel que a Gazeta desempenha na comunidade: 97,4% afirmaram que o veículo é importante ou muito importante para Santa Cruz.
A pesquisa revelou ainda os pontos fortes da Gazeta na visão de seus leitores. Dentre os atributos mais identificados pelos entrevistados no jornal, estão visual agradável (88,9%), boa cobertura da região (87,0%) e parceiro da comunidade (84,6%). Apesar disso, dos dez atributos relacionados pelo instituto, que envolvem aspectos como atualidade, clareza, variedade e confiabilidade, entre outros, nove foram identificados por mais de 75% dos entrevistados.
Para Steffens, cuja família é assinante há mais de uma década e a quem atraem principalmente os noticiários esportivo e regional, além dos textos de opinião de pessoas da cidade, fatores como atualidade e qualidade são os mais importantes. “Gosto da Gazeta por ela ter informações recentes e de bom conteúdo. Acho muito importante estar por dentro dos fatos, e a Gazeta possibilita isso”, define.
Publicidade
Gazeta AM e FM lideram audiência e preferência
A Gazeta FM 101.7 e a Gazeta AM 1.180 também se destacaram no levantamento do Instituto Methodus, que comprovou mais uma vez a força do veículo rádio junto à comunidade local. Dos 300 entrevistados, nada menos que 88,6% responderam que costumam ouvir rádio. Quando questionados sobre quais emissoras costumam sintonizar, a mais citada foi a Gazeta FM. Já quando perguntado qual a rádio preferida entre as ouvidas, a mais lembrada foi a Gazeta AM. Com isso, as emissoras da Gazeta Grupo de Comunicações mantêm sua histórica liderança em Santa Cruz do Sul.
O Methodus ainda questionou os motivos pelos quais as pessoas mantêm o hábito de ouvir rádios. A resposta mais frequente (90,9%) foi “Ouvir música”. Já a segunda (68,7%) foi “Ouvir notícias sobre a cidade”.
Publicidade
AVALIAÇÃO DO PORTAL GAZ
Utilizando uma escala de 1 a 7, onde 1 significa Péssimo, 4 Regular e 7 Ótimo, como você avalia o Portal Gaz?
Péssimo 0,0%
Ruim 0,0%
Entre ruim e regular 1,2%
Regular 6,1%
Entre regular e bom 8,5%
Bom 59,1%
Ótimo 25,0%
Publicidade
This website uses cookies.