Regional

Porto de Rio Pardo: debate é retomado na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa realizará solenidade de abertura da frente parlamentar para assuntos náuticos. A iniciativa é conjunta entre os deputados Edivilson Brum (MDB) e Capitão Martin (Republicanos). O representante da região destaca o interesse em debater a infraestrutura portuária e as vantagens do modal hidroviário para o transporte de cargas, e em especial a possibilidade de instalação do Porto de Rio Pardo, um projeto que não avança há pelo menos quatro anos. Brum diz que entidades como ACI e Assemp de Santa Cruz do Sul têm interesse em desengavetar o projeto.

A instalação de uma área portuária em Rio Pardo teve evolução, na última vez, durante o governo de José Ivo Sartori. Na ocasião, foi apresentado o Projeto Hidrosul, com o objetivo de movimentar o município e desenvolver ainda mais a frota de caminhões na região.

LEIA TAMBÉM: Revitalização da Praia dos Ingazeiros vai começar nas próximas semanas

Publicidade

A estrutura poderia absorver 80% do transporte dos setores do tabaco, grãos e madeira do Estado, por meio de um projeto trimodal, unindo rodovias, ferrovias e hidrovias. Então deputado, Edson Brum disse que seria uma forma de baratear o frete, tanto no escoamento da safra quanto para a chegada de insumos. O coordenador jurídico do projeto, Marco Antônio Miranda Guimarães, disse ao governador que uma barca pode fazer o transporte de até 140 caminhões.

A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul foi convidada para acompanhar o início das atividades da frente parlamentar. O presidente César Cechinato defende a logística como potencial de desenvolvimento da região. “A duplicação da RSC-287 (em curso), um aeroporto regional (com linha aérea para São Paulo) e um terminal portuário em Rio Pardo darão a Santa Cruz e ao Vale do Rio Pardo uma condição logística singular, possibilitando a atração de grandes e novos investimentos”, afirma.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.