ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Potros gêmeos nascem em Passo do Sobrado

ads3

ads4

O criador de cavalos, Erceli de Melo Rosa de 69 anos, morador da localidade de Capela dos Cunha, no interior de Passo do Sobrado, teve uma surpresa na manhã desta quinta-feira, 13, quando foi ver uma das éguas que estava prenha.

Ele descobriu que ela havia parido gêmeos. “O pai foi ver como a égua estava. Quando chegou, ela já tinha parido. Ele não esperava que fosse hoje e nem que fossem gêmeos. Foi uma grata surpresa”, conta o filho dele, Cléo Rosa, de 39 anos. Conforme o veterinário, professor e subcoordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Diego Prado de Vargas, a probabilidade de nascerem gêmeos é de um a cada mil partos. Os potros são da raça quarto de milha, assim como os progenitores. 

ads6 Advertising

Publicidade

Segundo o veterinário e especialista em ortopedia equina, Luiz Ernesto Emmel, o parto gemelar com animais vivos não é uma situação comum. “Geralmente ocorre aborto em algum período da gestação. A espécie não tem suporte físico fisiológico para suportar uma prenhez gemelar”, explica. Ainda segundo o profissional, nas próximas horas os animas necessitam de muito cuidado, principalmente na alimentação, para que possam adquirir energia suficiente para sobreviver. 

Foto: Cléo Rosa
Foto: Cléo Rosa
Produtor encontrou os gêmeos na manhã desta quinta-feira

 

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta