Regional

Povo de Terreiro terá evento intermunicipal em Vera Cruz

Políticas públicas para quem vivencia as tradições religiosas de matriz africana e afro-umbandista serão debatidas no próximo sábado, 20, na Câmara de Vereadores de Vera Cruz, das 14 às 18 horas, durante a Conferência Intermunicipal do Povo de Terreiro. A intenção do encontro é tratar e escolher os assuntos prioritários que serão levados à Conferência Estadual do Povo de Terreiro, que ocorrerá em Porto Alegre nos dias 1º e 2 de julho. Também serão votados os delegados que representarão os municípios da região nos debates na Capital.

“As propostas são levadas ao governo do Estado para que virem políticas públicas para o povo de terreiro. Elas tratam de avanços e conquistas, mas também de combate à discriminação”, destaca Moa Fanfa, presidente da Comissão de Organização da Conferência Intermunicipal do Povo de Terreiro de Vera Cruz.

LEIA TAMBÉM: Após crime de intolerância religiosa, ato inter-religioso é realizado em Santa Cruz

Publicidade

Moa adianta que um dos assuntos que serão debatidos e levados ao encontro estadual é o pedido de aplicação da lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas e particulares de ensinos Fundamental e Médio.

Entre os objetivos da conferência está a discussão sobre o preconceito contra religiões de matriz africana. “Existem muitos modos de discriminar o povo de matriz africana. A forma explícita, a velada, a estrutural, o racismo religioso, e até em formato de lei. Por exemplo, como ocorreu com o projeto de lei 21/2015, quando uma deputada estadual quis acabar com a ritualística de matriz africana nas questões de sacralização”, recorda Moa.

LEIA TAMBÉM: Casa de Candomblé em Santa Cruz é alvo de ataques racistas e de intolerância religiosa

Publicidade

Outra demanda do grupo é alcançar a aprovação da criação do Conselho do Povo de Terreiro de Santa Cruz do Sul. Segundo Moa, o projeto deve partir do Executivo para entrar na pauta da Câmara de Vereadores. O grupo já conversou com o líder do governo no Legislativo, vereador Henrique Hermany.

O encontro intermunicipal em Vera Cruz congrega também os municípios de Santa Cruz do Sul e Sinimbu. A participação é aberta a todos. Na semana seguinte, ocorrerá a 2ª Conferência Municipal em Rio Pardo, também na Câmara de Vereadores do município.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.