Política

Pré-candidato ao Piratini, Edegar Pretto diz acreditar na vitória do PT no Estado

Edegar Pretto (PT) foi um dos protagonistas da eleição de 2022, que definiu o governador do Estado. Ele ficou na terceira colocação, sem ir para o segundo turno, mas a apenas 2.441 votos atrás de Eduardo Leite (à época no PSDB), que se reelegeu. Essa pequena diferença fez com que o Rio Grande do Sul fosse um dos últimos a definir quem seguiria no pleito. Com isso, credencia-se a buscar novamente a cadeira principal do Palácio Piratini. E acredita que há potencial para uma vitória dupla do PT no Estado.

Atualmente na presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foi entrevistado na série com os pré-candidatos realizada no programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta FM 107,9. “Foi uma caminhada importante. Produzimos um grande movimento, com mobilização, diálogo e transparência. Sei que os votos que fiz não são só de eleitores do meu partido, mas de pessoas que viram em nós uma possibilidade de projeto para o Rio Grande do Sul”, avalia.

LEIA TAMBÉM: Ministério dos Transportes divulga regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

Publicidade

Em 2022, as primeiras pesquisas apontavam Pretto com 4% das intenções de voto. Na última semana já havia chegado a 10%; e na sexta-feira antes da eleição, 17%. Dois dias após, alcançou 27%, com cerca de 1,7 milhão de votos. Agora, tem aparecido entre os líderes da opinião pública, em empate técnico com Luciano Zucco (PL) e Juliana Brizola (PDT).

Apesar de não ter ido para o segundo turno, considera positiva a última eleição, com o aumento do número de deputados estaduais e federais do PT. Em seu histórico carrega o fato de ter saído do interior de Miraguaí, no Norte do Rio Grande do Sul, e alcançado a vida política, assim como o pai, Adão Pretto.
“Em 2010 fui eleito o mais votado da minha bancada; em 2018 fiz uma votação histórica e tive a oportunidade de ser presidente da Assembleia Legislativa, mostrando como é possível conviver com as diferenças”, relembrou.

LEIA TAMBÉM: Câmara cria Frente Parlamentar para enfrentar desafio das 238 ruas sem pavimentação em Santa Cruz

Publicidade

Agora ele acompanha a mobilização petista, que terá 27 reuniões regionais, antes do encontro no dia 29 de novembro, em que deve anunciar os nomes para 2026.

Petista defende coligação ampla para o Piratini

Edegar Pretto tem defendido a busca dos partidos que integram a base aliada do governo Lula para formar uma grande aliança na disputa do Piratini. Já existem negociações, antecipa, com o PDT de Juliana Brizola, mas isso está sob responsabilidade das duas legendas. “Se dependesse de nós, provavelmente, sairíamos juntos no primeiro turno”, admite.

Os trabalhistas ainda terão que definir seu rumo, porque hoje fazem parte da base do governo Eduardo Leite, que é duramente criticado por Pretto. “Vejo um governante que parece adversário do servidor público”, atacou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Governo anuncia classificação indicativa para aplicativos e nova faixa etária

Na Conab

Edegar Pretto foi convidado pelo presidente Lula para presidir a Conab. Conseguiu restabelecer os estoques regulatórios, que haviam sido interrompidos. Com esse mecanismo, paga mais para o produtor, quando o preço está baixo, e abastece o mercado, reduzindo o valor para o consumidor.

Em referência ao Dia Mundial da Alimentação, ele comemora o fato de que a ONU declarou a saída do Brasil do mapa da fome. Ainda destaca, quando deputado, a lei da Susaf, que possibilita a comercialização em todo o Estado dos produtos da agricultura familiar.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.