Edificação localizada na esquina da Rua General Andrade Neves com a Rua da Ladeira receberá investimento de R$ 1,6 milhão
O prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro, assinou na manhã de sexta-feira o termo de início das obras de restauração do prédio da antiga Prefeitura. A edificação tem 174 anos e está localizada na esquina das ruas General Andrade Neves e Júlio de Castilhos (Rua da Ladeira), no Centro, e encontra-se em precário estado de conservação. O valor de R$ 1,6 milhão, dos cofres do Município, será investido para a reforma completa dos dois pavimentos e ainda modificações no porão.
Conforme o projeto, elaborado pela arquiteta Vera Schultze, a parte externa e o interior serão preservados na forma original. As intervenções, contudo, serão complexas tendo em vista a idade do prédio e as técnicas de construção empregadas na época.
LEIA TAMBÉM: Superior Tribunal de Justiça mantém a suspensão das obras no calçadão de Rio Pardo
Publicidade
“Não é como se faz hoje, com ferros, argamassa e cimento. Trata-se de uma estrutura com muita pedra, barro e madeira”, afirma. Vera observa que há muitas partes independentes e a remoção de uma delas pode provocar problemas nas demais.
Depois de pronto, o objetivo é que o gabinete do prefeito seja transferido ao primeiro pavimento, juntamente com a assessoria de comunicação e outros setores. No andar superior deverá ficar o Arquivo Histórico de Rio Pardo. “Não será um museu, mas um memorial da cidade”, detalha Vera. A maior modificação, contudo, será no porão. O espaço será ampliado para receber uma cafeteria moderna, bem como um ambiente onde os artesãos poderão vender seus produtos. Do lado de fora, haverá jardim com mesas e cadeiras.
Do outro lado da Rua da Ladeira, o antigo Solar dos Panatieri está em processo de conclusão da reforma e vai abrigar um restaurante. Em frente à antiga Prefeitura, um casarão pertencente à família Wünderlich também foi revitalizado.
Publicidade
Vera Schultze lembra que essas conquistas são resultado de um movimento que começou nos anos 1980, com o propósito de preservar as construções históricas. “O Brasil, e também Rio Pardo, viviam um período de negação do antigo e queriam renovar para mostrar que eram desenvolvidos”, explica.
O prefeito Rogério Monteiro revelou que a ideia do restauro surgiu a partir de conversas com os secretários durante as viagens oficiais. Por ter mais de 170 anos de história, além de grande valor arquitetônico, a antiga Prefeitura foi escolhida. “Temos certeza de que daqui a um ano estaremos entregando um prédio totalmente revitalizado para a sociedade”, ressalta.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Projeto reúne histórias das famílias alemãs em livros
A reforma será executada pela Kadu Construções e Empreendimentos Ltda., de Cachoeirinha. A empresa é especializada nesse tipo de serviço e já restaurou vários prédios em Pelotas. A previsão de conclusão é de um ano e meio a contar desta segunda-feira.
Vera Schultze lembra que a Rua da Ladeira é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e por isso possui uma série de restrições, como a proibição de circulação de veículos de carga e colocação de tapumes. O material de construção será transportado por um acesso especial na Rua Andrade Neves, enquanto a retirada dos entulhos ocorrerá com a ajuda de um guindaste.
Publicidade
“Já estamos avisando de antemão para que a população não se preocupe: a Rua da Ladeira será cuidada e até os tapumes serão colocados em uma espécie de viga de balanço para que não toquem no chão”, salienta.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade
This website uses cookies.