A Prefeitura de Encruzilhada do Sul inicia nesta quarta-feira, 4, uma série de audiências públicas com as comunidades do interior do município. O objetivo é ouvir os moradores da zona rural para definir as prioridades na recuperação das estradas. O primeiro encontro, com a presença da prefeita Laíse de Souza Krusser, ocorre na comunidade Dom Marcos, no Salão do Teco, a partir das 14 horas. Logo depois, às 16 horas, a mesma localidade recebe mais uma reunião, desta vez no pavilhão ao lado da escola.
A ação integra o Programa Pró-Estrada, com foco na revitalização e manutenção das vias do interior. Ao longo do mês de março serão realizadas 25 visitas para coletar as demandas dos moradores. “Identificamos que a recuperação, manutenção e conservação das estradas é um problema permanente. Dentro do novo modelo de gestão que estamos implantando, queremos buscar a solução envolvendo as comunidades, tornando o projeto participativo e transparente. Cada localidade vai estabelecer as suas prioridades”, explica a prefeita.
Com 5 quilômetros de estradas na zona rural, a Prefeitura pretende, a partir das audiências, definir os trechos mais importantes, que serão recuperados tão logo as melhorias sejam incluídas no orçamento. Nas reuniões, os moradores da localidade receberão uma cédula com onze itens, marcando até três considerados prioridade. A urna ficará na comunidade durante 30 dias. Após a execução das obras, serão realizadas novas reuniões para avaliação dos serviços junto à população, seguindo então para a etapa seguinte, de manutenção e conservação das vias.
Publicidade
Para a prefeita, o Pró-Estrada vai possibilitar que a comunidade encruzilhadense ajude a otimizar a distribuição e aplicação dos recursos públicos, além de fiscalizar os serviços contratados. “Queremos, com este programa, não só revitalizar estradas e levar prestação de serviços de infraestrutura agrícola e agropecuária, mas estimular o crescimento econômico rural. Por isso, é fundamental que os moradores participem das audiências”, ressalta. Ao todo, o investimento deve chegar a R$ 1 milhão.
This website uses cookies.