Regional

Prefeito de Candelária pede verba ao governo federal para desassoreamento de rios

Candelária recebeu na manhã desse domingo, 23, a visita do ministro da Secretaria Especial de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. O ato reuniu lideranças, autoridades e representantes de diversos segmentos na prefeitura. A ida de Pimenta foi um convite do prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, que aproveitou para agradecer o apoio do governo federal e, ao lado do vice-prefeito Cristiano Becker, solicitar mais recursos para auxiliar na reconstrução do município, que foi fortemente afetado pela enchente.

Uma das reivindicações do chefe do Executivo municipal foi para que o governo federal agilize os trâmites de pagamento de recursos vinculados à Defesa Civil, que irá auxiliar na reconstrução de estradas e pontes do interior do município. Além disso, Rim solicitou recursos visando o apoio aos agricultores, tendo em vista que muitas propriedades foram atingidas pelo avanço das águas, deixando áreas produtivas com entulhos, árvores, pedras e volumes expressivos de areia.

LEIA TAMBÉM: Prefeita de Sinimbu pede mais agilidade ao Governo Federal

Publicidade

Visando trabalhar com medidas preventivas, o município solicitou auxílio financeiro para ações de desassoreamento nos rios Pardo e Botucaraí e seus afluentes, bem como a recuperação da mata ciliar, destruída com a força das águas. “Nós necessitamos de apoio emergencial, mas paralelo a isso também é necessário trabalhar com a prevenção de futuras catástrofes e a dragagem dos rios para reestabelecer os seus leitos é de extrema necessidade”, comentou o prefeito Rim.

Assistência social e saúde

Outra demanda encaminhada ao governo federal diz respeito a auxílio financeiro para construção e reformas de moradias para famílias atingidas pela enchente em situação de vulnerabilidade social. Já na área da saúde, o pedido foi para a construção de um centro de especialidades, para aprimorar os serviços de saúde de atenção especializada oferecidos à população.

LEIA TAMBÉM: FOTOS E VÍDEOS: ministro Paulo Pimenta visita Sinimbu

Publicidade

Pimenta recebeu as demandas e disse que o principal desafio do governo federal é a desburocratização para que os recursos cheguem com maior rapidez aos municípios. Aproveitou a oportunidade para destacar os programas desenvolvidos pelo governo para auxiliar a população e os municípios atingidos pelas fortes chuvas e afirmou que o Estado vai sair ainda mais forte. “É um momento delicado, mas tenho certeza de que o Rio Grande tem força para sair melhor deste processo”, comentou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.