Devastada por um tornado na tarde da última segunda-feira, 20, que deixou 6 mil pessoas desabrigadas e 120 feridos, Xanxerê vai demorar para ser reconstruída. A afirmação é do prefeito Ademir Gasparini (PSD), que estima o prazo de um ano para que o município seja reconstruído. As buscas por vítimas ainda continuam. Até o momento, foram confirmadas as mortes de Alcemar Sutil, de 31 anos, e de Deonir Comin, de 48.
Para auxiliar na locomoção dos desabrigados, o Ministério da Integração Nacional solicitou 200 soldados do Exército. O ministro Gilberto Occhi, que esteve em Xanxerê nesta terça, buscará recursos para a reconstrução das residências. Ao todo, foram 3 mil casas atingidas pelos ventos, que chegaram a uma velocidade de 250 quilômetros por hora.
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD) decretou calamidade pública e destinará recursos do Fundo Estadual para o município. O valor da verba ainda não foi definido. O ministro do Trabalho, Manoel Dias, comprometeu-se a garantir o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias que perderam suas residências. Os pedidos de retirada tiveram início nesta quarta-feira, 22, e a liberação pode sair ainda nesta semana.
Publicidade
This website uses cookies.