Os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) se reúnem na próxima quarta-feira, 14, com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis. Na audiência, em Porto Alegre, os mandatários da região irão cobrar uma posição firme do Estado sobre a manutenção e o fim dos atrasos dos repasses aos hospitais. “As despesas estão aumentando e os municípios não têm mais o que fazer. Os hospitais precisam sobreviver”, afirma o presidente da Amvarp e prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus.
Na última segunda-feira, em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, gestores de diversos hospitais da região confirmaram a situação calamitosa das casas de saúde regionais. A posição consensual é de que, se não houver normalização nos repasses, pelo menos dos valores atrasados, os atendimentos podem ser comprometidos.
Além dessa pauta, também serão propostas adequações no atual sistema de referências. A ideia é criar um Plano Regional de Saúde, a partir de um levantamento que indique as necessidades de manutenção e fortalecimento do sistema, de acordo com as demandas de cada município – com a participação dos secretários municipais de Saúde e da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde neste processo. O encontro com o secretário Gabbardo está agendado para as 15 horas.
Publicidade
ASSEMBLEIA
Também na próxima semana a Amvarp realiza sua assembleia ordinária mensal. A reunião dos prefeitos será na quinta-feira, em Candelária, a partir das 9 horas. Além de assuntos de ordem interna, os líderes devem fazer uma avaliação e definir os encaminhamentos a partir da audiência com o secretário estadual da Saúde. Ainda devem entrar em debate questões ligadas à crise dos municípios e aos problemas com as rodovias da região.
Publicidade
This website uses cookies.