ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Prefeitura atingiu 29 das 33 metas propostas para os primeiros 100 dias

Ao prestar contas das metas, prefeita assinou projetos de lei e ordens de início de obras nesta sexta

Das 33 metas propostas para os primeiros 100 dias de governo, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (PP), atingiu 29. O balanço foi divulgado pela Prefeitura em ato na tarde desta sexta-feira, 9. Os 100 dias de governo são completados neste sábado, 10 de abril.

Segundo as informações apresentadas pela administração, das quatro metas não atingidas, uma está 90% concluída, outra 75% e duas têm estágio de 50% alcançado.

Publicidade

A meta 90% alcançada é a entrega da escola municipal de educação infantil (Emei) do Bairro Progresso. Segundo a Prefeitura, o prédio está pronto e recebe apenas últimos ajustes, mas falta a aprovação do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), pelo Corpo de Bombeiros.

Publicidade

Outro objetivo que não foi atingido é o da entrega das 447 casas nos loteamentos Mãe de Deus e Santa Maria, além da conclusão das pontes do Viver Bem e do Santa Maria. A entrega das moradias foi definida como a “grande meta do início do governo” e é considerada 75% alcançada, até esta sexta-feira. De acordo com a Prefeitura, o sorteio de 163 casas no Loteamento Santa Maria entre os beneficiários já selecionados ocorrerá neste sábado, 10, a partir das 9 horas, com transmissão pelas redes sociais da Prefeitura.

A Ponte do Viver Bem será finalizada, ainda conforme a administração municipal, também neste sábado. A estrutura de acesso ao loteamento Santa Maria foi concluída no dia 7 de abril.

Publicidade

Também não foi cumprida a meta de concluir o campo de futebol do Bairro Esmeralda. O Executivo municipal argumentou que iniciou as obras, mas as suspendeu em 28 de janeiro, após a enxurrada que atingiu a cidade, para que pudesse focar o uso de maquinário e pessoal nos consertos necessários.

Publicidade

A previsão é que o campo seja concluído em 30 dias. A avaliação é que este objetivo foi 50% alcançado nos 100 primeiros dias de governo. Até o fim de 2021, a administração municipal pretende transformar o espaço em um estádio, com vestiários, arquibancadas e iluminação.

Por fim, a Prefeitura também não conseguiu alcançar completamente a meta de priorizar a atenção básica, na área da saúde, com designação de médicos e equipes de atendimento em todos os postos. A gestão alega que ampliou horários de atendimento e contratou mais médicos, mas os profissionais tiveram de ser destinados para o enfrentamento à pandemia. Processos seletivos foram abertos, mas há escassez de profissionais no mercado. Por isso, o objetivo foi 50% alcançado, na avaliação do Executivo.

Publicidade

>> Veja a apresentação da Prefeitura com o status de todas as 33 metas

Publicidade

“Muitos governantes pedem no início dos mandatos 100 dias para se organizarem. Nosso governo agiu diferente, valeu-se dos 100 primeiros dias para efetivamente realizar. Neste momento de adversidade, não podemos nos aprisionar às carências e dificuldades, temos de libertar a mente e exercitar a criatividade. Bom governo é aquele que desde o início planeja ações, define metas e estabelece prazos”, disse a prefeita.

Helena e o vice Elstor Desbessell (PL) afirmaram que vários fatores dificultaram o cumprimento dos objetivos propostos, citando, em destaque, as enxurradas que atingiram o município em janeiro e fevereiro, o agravamento da pandemia e a legislação que atualmente restringe a aplicação de recursos. “As dificuldades foram enormes, leis nos restringindo, decretos nos proibindo, a comunidade cobrando agilidade, mas, dentro do que nos cabia, tentamos fazer sempre”, avaliou Desbessell.

Publicidade
Publicidade

© 2021 Gazeta