Educação

Prefeitura de Santa Cruz prepara novo concurso público para professores

O secretário municipal de Educação, Wagner Machado, concedeu entrevista à Gazeta do Sul e falou das metas relacionadas à educação no município, bem como sobre os investimentos feitos recentemente. Ele afirmou que a administração já trabalha na elaboração de novo concurso público para o cargo de professor 40 horas. O objetivo é reduzir o fracionamento de contratos e nomeações. Não citou, no entanto, o número de vagas que devem ser oferecidas. Além disso, revelou que estão sendo feitos estudos no sentido de remodelar o plano de carreira.

LEIA MAIS: Dia do Professor: os disseminadores de conhecimento que abrem portas para o mundo

Entrevista

Gazeta do Sul – Quando falamos em professores, falamos de um universo de quantos profissionais em Santa Cruz do Sul?
Wagner Machado – Falamos de um universo de 857 profissionais.

Publicidade

Como o senhor avalia o desempenho dos professores municipais?
Nossos professores, tanto os mais antigos quanto os recém- chegados, são comprometidos com sua missão, são dedicados e aproveitam as oportunidades fornecidas de aprimoramento constante, a exemplo das jornadas pedagógicas.

Qual a principal preocupação ou meta urgente da Secretaria no que compete à valorização dos professores?
Iniciamos estudos que visam à remodelação do plano de carreira. A prefeita Helena Hermany, assim como eu, acredita que a motivação, o reconhecimento e a valorização andam juntos. Também estamos trabalhando na elaboração de novo concurso público para o cargo de professor 40 horas, visando à redução do fracionamento dos contratos ou nomeações, o que agrega mais conforto e qualidade de vida ao servidor, quando da prestação dos serviços à comunidade.

Quais os investimentos feitos recentemente para a melhoria do trabalho desses profissionais?
Além dos investimentos em formação continuada, atuamos fortemente na melhoria dos espaços de ensino. Isso ocorre nas dezenas de reformas e ampliações, no sistema de segurança integrado, que através da tecnologia amplia a sensação de segurança e bem-estar nas escolas, como também nas ferramentas modernas de ensino entregues aos nossos educadores, como notebooks, chromebooks, telas interativas, kits de robótica, plataformas de leitura, climatização das salas de aula e energia limpa e sustentável para mover isso tudo, através das 27 usinas fotovoltaicas já instaladas.

Publicidade

O que representa o ato de educar?
Educar é um ato de amor e é também o maior ato de rebeldia frente a uma sociedade tão desigual, pois a educação é emancipadora e através dela novos prismas são descobertos. Ser educador nas redes públicas de ensino é comprar todo dia a missão de desfazer estigmas, reinventar conceitos e entregar esperança de dias melhores não apenas aos estudantes sob sua regência, mas a toda uma nação.

Wagner falou em entrevista à Gazeta

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.