A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul anunciou na tarde desta sexta-feira, 15, que a gestão do Hospitalzinho, no Bairro Santa Vitória, deve ser repassada para um hospital filantrópico. A intenção é ampliar os atendimentos no local sem elevar os recursos destinados ao serviço.
A decisão foi tomada horas antes em reunião do prefeito Telmo Kirst (PP) com a coordenadoria técnica da Saúde em função da falta de perspectiva em relação à abertura da Unidade de Pronto-Atendimento do Bairro Esmeralda. O prédio da UPA está pronto, mas faltam recursos para equipá-lo e para a manutenção.
Na quinta-feira, o Ministério da Saúde informou que o Estado deverá repassar a verba para os equipamentos, mas não há prazo para isso acontecer. Além disso, o governo federal não cogita aumentar o subsídio mensal, que segundo a Prefeitura só cobre a metade do custeio do serviço.
Publicidade
“Não estamos desistindo da UPA. Mas temos que ter cautela em relação a assumir novos serviços e potencializar o que já temos”, alegou o secretário de Saúde Henrique Hermany. O Hospital Santa Cruz e o Hospital Ana Nery são as prioridades da Prefeitura para a gestão do Hospitalzinho, mas Henrique garante que, até o momento, não há nenhuma conversa em andamento. Também não se descarta um convênio com uma instituição de fora do município.
Publicidade
This website uses cookies.