Regional

Prefeitura de Venâncio Aires faz alerta para golpes com e-mails falsos

A Prefeitura de Venâncio Aires alerta empresários e contribuintes sobre o aumento no número de e-mails falsos que passaram a ser enviados em nome da Secretaria da Fazenda. Os golpes têm como objetivo enganar empresários com supostas notificações fiscais, débitos inexistentes ou solicitações de regularização de pendências tributárias.

No caso dos empreendedores, os e-mails falsos costumam trazer seus dados empresariais. Além disso, os criminosos utilizam linguagem formal para dar veracidade às mensagens fraudulentas, que geralmente incluem links e até mesmo número de Pix para pagamentos.

LEIA TAMBÉM: Parque do Chimarrão reabre ao público a partir deste sábado; veja horário de funcionamento

Publicidade

A Secretaria da Fazenda reforça que os e-mails legítimos da Prefeitura de Venâncio Aires utilizam exclusivamente o domínio oficial @venancioaires.rs.gov.br. Qualquer mensagem recebida fora desse padrão deve ser considerada suspeita. É importante verificar a autenticidade de qualquer comunicação que envolva dados fiscais ou administrativos.

Empresários que receberem mensagens suspeitas devem evitar clicar em links ou abrir anexos. Caso haja dúvidas, o contato pode ser feito com a Secretaria da Fazenda no WhatsApp (51) 2183 0254.

Cuidados

Atenção aos principais sinais suspeitos:

Publicidade

  • E-mails com remetentes suspeitos ou domínios que não pertencem ao governo (como @gmail.com, @outlook.com, @hotmail.com).
  • Pressão para que o pagamento de um débito seja feito com urgência.
  • Arquivos anexos em formatos executáveis ou links para download.
  • Textos com erros de ortografia ou formatação incomum.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.