Regional

Prefeitura de Venâncio Aires lança plataforma para serviços 100% digitais nesta sexta-feira

A população de Venâncio Aires terá mais facilidade para solicitar serviços da Prefeitura Municipal, de forma 100% digital e pela internet. Com o objetivo de agilizar os serviços, a Administração Municipal ampliou a utilização da Aprova, plataforma de gestão e automação de processos no setor público, que substitui o requerimento e a análise realizados de forma manual pelo digital e online, com o uso de inteligência artificial.

Para o secretário de Gestão e Governança, Tiago Quintana, além da praticidade e agilidade para a população, os processos digitais também impactam na rotina dos servidores. Quintana destaca que a modernização acompanha as melhores práticas de gestão, facilitando o planejamento das secretarias através de dados e relatórios fornecidos, diariamente, pelo sistema. “Vamos agilizar os processos dentro das nossas secretarias, como alvarás, certidões, licenças, que são demandas crescentes na nossa cidade, e permitir a desburocratização especialmente para o cidadão e empresário. Se hoje não é preciso ir ao banco para pagar uma conta, é inadmissível a obrigatoriedade de vir até a Prefeitura para protocolar um pedido ou acompanhar um processo”, destaca.

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O criador da plataforma e CEO da Aprova, Marco Antônio Zanatta, considera uma estratégia essencial dos órgãos públicos oferecer serviços digitais para a população, que está cada vez mais adaptada à tecnologia e possui uma rotina online consumindo serviços ágeis e confiáveis no setor privado. “A plataforma acelera o atendimento porque torna automático etapas que podem facilmente ser realizadas pelo sistema, reduzindo o risco de falhas e extravios, garantindo mais transparência ao requerente em todo atendimento”, conclui.

Na próxima sexta-feira, 4, ocorre o lançamento da Aprova, com convite aberto à comunidade. O evento será realizado de forma presencial, a partir das 9 horas, no auditório da Caciva, localizado na Rua Júlio de Castilhos, 301, no Centro.

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Como utilizar a plataforma

A Capital do Chimarrão é a 9ª cidade do Rio Grande do Sul que utiliza a Aprova para tornar os serviços mais eficientes. Nesta etapa de modernização, 52 serviços em diversas áreas já podem ser solicitados e acompanhados de forma 100% digital no município. São eles:

Administração Geral

  • Solicitação de Aditamento/Reequilíbrio
  • Solicitação de Cancelamento de Itens
  • Solicitação de Troca de Marca

Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo

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  • Incentivo a Representante Oficial – Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo
  • Licença de Divulgação Promocional de Vendas e Serviços
  • Licença para Eventos
  • Solicitação de análise de viabilidade de ponto para instalação de Food Truck

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Desenvolvimento Rural

  • Solicitação – Programa Agropecuário de Inseminação Artificial
  • Solicitação – Programa Municipal de Incentivo às agroindústrias familiares
  • Solicitação – Programa Municipal de Reflorestamento – Fruticultura
  • Solicitação – Programa Municipal de Reflorestamento – Mudas de Erva Mate
  • Solicitação de Crédito – PROMAGRO

Educação, Cultura, Esporte e Lazer

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  • Incentivo a Representante Oficial – Cultura, Esportes e Lazer
  • Prestação de Contas PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola)
  • Prestação de Contas Suprimento Escolar – Emendas Impositivas
  • Prestação de Contas Suprimento Escolar – Trimestral
  • Solicitação de Espaço Parque do Chimarrão
  • Solicitação passagens escolares e envio relatórios mensais

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Fazenda

  • Pedido de Restituição ou Compensação de valores pagos indevidamente
  • Pedido de Vinculação de certificado digital e-CPF ou e-CNPJ para emissão de NFS-e
  • Solicitação de recebimento do prêmio – Nota Fiscal Gaúcha

Infraestrutura da Cidade

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  • Solicitação de Manutenção ou de Instalação de novo ponto de Iluminação Pública

Meio Ambiente

  • Solicitação de Isenção de Licenciamento Ambiental
  • Solicitação de redução da Taxa de Coleta de Lixo

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Planejamento e Urbanismo

  • Laudo de Marquise
  • Licença de Construção
  • Regularização com Compensação
  • Solicitação Habite-se
  • Solicitação consulta Prévia
  • Solicitação de Numeração Predial
  • Solicitação de Viabilidade de Instalação de Empreendimento
  • Solicitação de Vistoria de Instalações Sanitárias
  • Substituição de Projeto

Previdência

  • Certidão Narratória para Professores
  • Certidão de Tempo de Contribuição – CTC
  • Pedido de Aposentadoria
  • Pedido de Pensão

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Saúde e Vigilância Sanitária

  • Licença Sanitária para Veículos de Transporte
  • Solicitação de Renovação de Alvará Sanitário

Trânsito e Segurança

  • Licença para Fechamento de Rua
  • Solicitação de Cartão para Vaga Reservada

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Karoline Rosa

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