ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Prefeitura de Venâncio Aires obtém liminar na justiça contra Receita Federal

Uma resolução adotada pela Receita Federal em 2015, que tirava dos municípios valores do imposto de renda retido pelos órgãos públicos, estava causando prejuízo de R$ 120 mil aos cofres de Venâncio Aires esse ano.

O trabalho conjunto da Procuradoria Jurídica do município e Secretaria Municipal da Fazenda conseguiu reverter na Justiça Federal esse entendimento adotado em todo o país. Apesar da ação judicial protocolada por 27 municípios do RS, seguindo orientação da Federação das Associações de Municípios (Famurs), apenas Venâncio Aires e Porto Alegre já receberam a decisão favorável.

ads6 Advertising

Publicidade

Através da Instrução Normativa, de dezembro do ano passado, a Receita Federal obrigou as Prefeituras a destinar para a União, a partir de janeiro de 2016, o IR retido sobre pagamentos decorrentes de bens ou prestação de serviços, que até então ficava com os próprios municípios. Conforme estimativa da Famurs, o prejuízo para os cofres municipais pode chegar a R$ 40 milhões em todo o Estado.

A defesa, no entanto, destaca que a medida é inconstitucional, pois fere a Constituição Federal, em seu artigo 158, que diz que o Imposto de Renda retido na fonte é receita municipal.

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta