Através do Programa Municipal de Incentivo a Piscicultura em Sobradinho, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Emater/RS-Ascar, estão efetuando um amplo trabalho referente a construção de micro açudes em todo o interior do município, com recursos oriundos do orçamento participativo e incentivo a cadeia produtiva do pescado, estima- se que serão beneficiadas aproximadamente 12 famílias do meio rural. De acordo com o técnico da Emater, Adriano Dreher, para a construção desses micros açudes são levadas em consideração uma série de critérios, avaliados e aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CONDER).
Publicidade
Segundo Dreher, o proprietário rural, para ser favorecido, deve residir na área beneficiada ou ter alguém residindo na mesma, sendo que a propriedade deve dispor de critérios técnicos, como: disponibilidade de água, solo adequado, boa capacidade produtiva, respeitar os limites ambientais visando não causar nenhum tipo de impacto ambiental. Após essas definições técnicas o beneficiário deverá comprometer- se em: participar de capacitação específica em piscicultura, seguindo todas as orientações de implantação, criação e manejo dos viveiros, tendo em vista que a produção deverá ser comercializada prioritariamente para a Agroindústria Braspeixe.
Já o limite máximo de horas máquina por propriedade rural é 45 horas, sendo 20% contrapartida do beneficiário, se acaso o número de horas ultrapassar o permitido as demais horas que excedem as 45h serão sem o subsídio. Por outro lado no último dia 19 foram entregues, aos produtores, os alevinos que são trazidos, prioritariamente para os membros da Associação Municipal de Piscicultores, por preços acessíveis e com subsídio do frete. Essas duas iniciativas integram o Programa de Incentivo a Piscicultura que Conforme o Secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Natalino Wiedenhoft, é de suma importância a construção desses açudes para a implantação de novos viveiros visando a lucratividade familiar através da piscicultura, sendo essa mais uma fonte de renda que está progredindo em proporções elevadas em Sobradinho.
Já o Prefeito Municipal, Luiz Affonso Trevisan, salienta que a produção de alimentos vai se tornando uma atividade a cada dia mais fortalecida em nossa região, adquirindo novas formas e produtos. E uma produção que merece destaque é a Piscicultura, pois o peixe é conhecido pelo seu valor nutricional e principalmente pela sua plasticidade no cultivo. Contudo tendo em vista que a criação racional de peixes, como qualquer outra atividade, pressupõe o conhecimento prévio para a adequação de um determinado local que preencha às condições necessárias à produção, logo a Administração Municipal juntamente com a Emater concedem assistência ao produtor, não apenas para a construção dos viveiros, como também incentivam o proprietário a empenhar- se na busca pela introdução de medidas técnicas indicadas para que o sistema de produção tenha o êxito esperado.
Publicidade
This website uses cookies.