A partir desta quarta-feira, 20, dois fiscais da Unidade Central de Fiscalização Externa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul estarão designados a auxiliar no trabalho de prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti no município. Os profissionais foram cedidos pela Secretaria de Fazenda para integrar a equipe de 120 servidores da Secretaria de Saúde que já estão trabalhando contra o inseto.
O objetivo, conforme o secretário de Saúde, Henrique Hermany, é identificar locais onde o trabalho de prevenção já foi realizado e não apresentaram resultados. “Dada a importância do tema, os fiscais farão a notificação nesses locais, pois não podemos permitir que os mesmos causem riscos aos santa-cruzenses”. Através de um levantamento realizado pela pasta, mais de 70% da meta inicial de visitas (40 mil residências) já foi atingida.
Os fiscais vão se integrar aos agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e às visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) que, desde o início da estação mais quente do ano, estão engajados na campanha que leva orientações de prevenção e combate ao inseto responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e zika vírus. “Se, após a notificação, o local não passar por uma limpeza, os fiscais estarão autorizados a autuar o proprietário mediante multas e outras sanções”, explica o Secretário de Fazenda, Zeno Assmann.
Publicidade
A participação da comunidade no trabalho de prevenção ao mosquito têm sido muito importante. O coordenador do Departamento Municipal de Ações de Combate à Dengue, Leonardo Rodrigues, frisa que é fundamental todos estarem informados, atentos e com isso denunciarem os locais que podem causar risco de proliferação do inseto. “A nossa comunidade está muito envolvida e preocupada com o problema, tanto que recebemos inúmeras denúncias todos os dias, o que auxilia no trabalho de prevenção”. Nos folders que estão sendo distribuídos pelas equipes de trabalho, a principal dica está no apelo para que ninguém deixe água parada em recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e xaxins, pneus e copinhos descartáveis.
This website uses cookies.