A segurança e o zelo pela preservação dos patrimônios públicos de Santa Cruz do Sul ganhará reforço com a ampliação do efetivo da Guarda Municipal. Através de edital publicado na segunda-feira, 29, a Prefeitura nomeia 17 guardas municipais, que se somarão a um contingente de 58 profissionais para garantir a segurança de mais de 100 próprios do município.
Os nomeados participaram do concurso público realizado em 2012, que foi prorrogado, passando a valer por mais dois anos a partir de 29 de janeiro de 2015. Após a apresentação de documentos junto ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração, os novos servidores iniciarão o curso de capacitação exigido pelo cargo.
O secretário de Administração, Edemilson Severo, destaca que as nomeações decorrem de um projeto elaborado pelo Executivo e aprovado pela Câmara de Vereadores na sessão do dia 08 de dezembro. O secretário considera, ainda, que “a ampliação da Guarda Municipal representa o resgate de mais um compromisso assumido pelo prefeito Telmo Kirst. Este processo é fruto de um trabalho intenso da Secretaria de Administração, para que ainda em 2015 estas nomeações pudessem ocorrer.”
Publicidade
Edemilson ressalta também que, o impacto orçamentário financeiro que viabilizou o processo, decorre da economicidade implantada no segundo semestre, incluindo a redução das despesas com vigilância terceirizada. Do ponto de vista de gestão, o titular da Secretaria de Administração avalia as nomeações como altamente positivas, uma vez que haverá uma mescla de profissionais com experiência e novos, que daqui a alguns dias estarão à disposição da comunidade para assegurar os serviços atribuídos a este importante cargo.
Conforme o coordenador do Departamento de Segurança e Cidadania, José Joaquim Barbosa, o treinamento será dividido em dois módulos. O primeiro, de caráter teórico, abordará temas como legislação aplicada à função, sistema de segurança e direitos humanos. O curso será coordenado pela Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma), através de convênio com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), e terá durante de aproximadamente quatro meses, somando as 470 horas previstas pela matriz curricular.
Já o segundo módulo terá viés prático e incluirá instrução de tiro e de operação de decibelímetros, exame psicológico para o porte de armas e qualificação de direção defensiva. As aulas serão ministradas por instrutores credenciados pela Polícia Federal e terão carga horária total de 60 horas. Para que a capacitação de fato aconteça, a Administração Municipal está na dependência de que todos os candidatos convocados aceitem a nomeação, uma vez que é necessário fechar a turma completa para garantir a execução do curso.
Publicidade
Barbosa reforça que, concluído o treinamento, os novos guardas municipais estarão aptos a serem empregados na atividade que, além do cuidado aos próprios municipais (secretarias, praças, parques, centros ocupacionais, postos de saúde, escolas municipais e abrigos), ainda inclui o atendimento de chamadas para prestação de socorro, atividades de proteção ambiental, suporte à Defesa Civil, entre outros serviços prestados à comunidade. “O reforço no efetivo permitirá, entre outras ações, criar a Patrulha Escolar, que atuará diretamente nas escolas com rondas diurnas e noturnas”, adianta.
O secretário de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany, observa que os profissionais ainda estarão aptos a ajudar a coibir atos de vandalismo que trazem prejuízo ao erário, já que a conservação dos bens da coletividade são pagos pelos cidadãos. “O reforço da área mostra compromisso com o fortalecimento e engrandecimento da instituição Guarda Municipal como efetivo órgão de segurança do município”, declara.
Publicidade
This website uses cookies.