Política

Prefeitura poderá estender bônus a agentes de saúde contratados; entenda

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou três reuniões nessa segunda-feira, 1º, desde as 14 horas. As atividades encerraram-se com os trabalhos ordinários, seguindo a pauta. Antes, houve reunião especial para tratar sobre as reclamações dos vizinhos do Albergue Municipal, referentes ao barulho e sensação de insegurança. E o dia começou com a sessão extraordinária para avaliação de dois projetos.

Um deles autoriza a criação do cargo de farmacêutico, em especial para atuar no Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas). O outro é destinado ao pagamento de bônus para agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. O envio deste texto ao Legislativo foi necessário para que o Município pudesse estender a todos os 150 servidores que atuam nas duas funções, haja vista que a gratificação é uma iniciativa do governo federal, que envia anualmente recurso para aplicação no setor. A utilização pode ser feita com a aquisição de material, qualificação de pessoal ou para uma renda extra pelos serviços prestados.

LEIA TAMBÉM: ACI Santa Cruz participa de protesto contra o aumento de impostos no RS

Publicidade

O total encaminhado, no entanto, só pode ser dividido entre os servidores estatutários. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul conta com 111 agentes estatutários, a quem cabe a divisão dos recursos encaminhados pelo governo federal. Porém, o Município tem outros 20 agentes de saúde contratados e 19 agentes de combate a endemias, que não seriam beneficiados por se enquadrarem em outro regime de vínculo trabalhista.

A partir da aprovação do texto, esses 39 profissionais também poderão ser beneficiados com a renda extra. O recurso para isso vai sair dos cofres públicos municipais. Esse mecanismo continuará a ter vigência enquanto a União mantiver os repasses anuais e sempre será pago no exercício seguinte ao que a verba for depositada na conta da Prefeitura.

LEIA TAMBÉM: Empresa de Porto Alegre vence licitação para elaboração de projeto do novo prédio da Câmara

Publicidade

De acordo com o projeto aprovado, não poderão receber aqueles que tiveram advertência ou sanção administrativa. Quem estiver afastado e recebendo benefício previdenciário ou tiver contrato suspenso vai receber de modo proporcional aos dias trabalhados.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Publicidade

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.