A Secretaria Municipal de Agricultura reuniu nesta terça-feira, 24, proprietários de aviários, representantes sindicais e Emater para o lançamento da edição 2015 do programa de melhoria da fertilidade do solo. Consolidada como uma das culturas agrícolas que mais crescem no município, a avicultura inicia período de inscrição para retirada de camas de aviário. A administração municipal vai ampliar o número de horas-máquinas e transporte para esse setor da economia produtiva em 100% esse ano.
Aposta certeira de diversificação em Venâncio Aires, o setor avícola atualmente é responsável por 16,3% do Valor Bruto da Produção Agrícola do Município. O índice mais do que triplicou em relação ao ano anterior, gerando riquezas para a agricultura familiar de mais de R$ 53 milhões por ano.
Durante a reunião do programa, na Prefeitura, o gerente local da Emater, Vicente Finn, destacou o esforço da Administração Municipal em deslocar máquinas das estradas para atender as necessidades dos produtores de aves e ovos. Para Finn, o investimento se justifica diante da importância que o setor tem mostrado ao Município, sendo um dos mais regulares na emissão de notas e contribuição para retorno do ICMS.
Publicidade
O secretário municipal da Agricultura, Hélio Lawall, lembrou que a reorganização do programa integra uma proposta de gestão mais eficiente da secretaria de agricultura, com foco no desenvolvimento do setor produtivo, tratando produtores como empresários da agricultura e não apenas como beneficiários de serviços.
O prefeito Airton Artus também destacou a política de investimentos no setor produtivo e apresentou aos empresários a proposta de asfaltamento de 100 quilômetros de estradas no interior nos próximos 20 anos. O prefeito municipal pediu a compreensão para a dificuldade de manutenção de mais de 1.600 quilômetros de vias no interior, mas garantiu que as equipes estão mobilizadas no trabalho de recuperação e a Prefeitura investirá esse ano cerca de R$ 3 milhões para a aquisição de novas máquinas.
O programa de melhoria da fertilidade do solo, com o transporte de camas de aviário, deve beneficiar 28 produtores nos próximos meses. Além de impulsionar o desenvolvimento do setor, gerando novos investimentos, o incremento de esterco reduz a utilização de adubos químicos nos aviários.
Publicidade
This website uses cookies.