ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Premonição não, pesquisa: livro não previu o coronavírus, diz autor

ads3

ads4

Assim que a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, começou a se alastrar pelo mundo, no começo do ano, um dos boatos mais curiosos que tomaram as redes sociais e os aplicativos de mensagem instantânea sobre a origem da pandemia falava a respeito de um suposto livro que teria previsto o surgimento do vírus em Wuhan, na China, no século 21, como sendo fruto de um laboratório.

Os Olhos da Escuridão, de Dean Koontz, publicado em 1981, é um thriller sobre o desaparecimento de uma criança e a busca empreendida por sua mãe, guiada por mensagens paranormais. E, sim, o romance também fala sobre um vírus surgido em Wuhan, embora esse não seja o tema principal do enredo literário.

ads6 Advertising

Publicidade

“A nova vida que o livro ganhou por causa da pandemia na vida real é verdadeiramente interessante”, comentou o autor sobre esse inusitado sucesso tardio. “A obra foi publicada originalmente sob um pseudônimo quando eu era mais jovem e ainda lutando para construir uma carreira.”

Apesar das semelhanças com as situações que o mundo vem enfrentando, Koontz nega ter tentado prever qualquer coisa. “O vírus em Os Olhos da Escuridão é o que Hitchcock chamou de um ‘MacGuffin’, o objeto que dá início a uma história, mas não é exatamente sobre o que a trama trata. Apesar da desinformação grotesca nas redes sociais, a obra não é sobre pandemias, e eu não previ 2020 como o ano em que aconteceria”, afirma o escritor

ads7 Advertising

Publicidade

Antes da pandemia, o livro já havia sido traduzido para 30 idiomas e vendido mais de 4 milhões de exemplares. Apesar do interesse renovado, Koontz não é um entusiasta da própria obra. “Eu colocaria Os Olhos da Escuridão entre os meus romances menos interessantes. Uma história divertida e cheia de suspense, mas nada além disso”, afirma o escritor. “O que eu escrevi desse livro em diante é muito mais ambicioso e complexo.”

Os Olhos da Escuridão
Autor: Dean Koontz
Editora: Citadel (272 págs., R$ 44,90 livro, R$ 16,99 e-book).

ads8 Advertising
Gigante do tabaco desenvolve vacina contra o coronavírus

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta