Fotos: Isabel Selli
Falta exatamente um mês para a realização da 29ª edição da Romaria Diocesana a Maria, Mãe do Redentor, em Cachoeira do Sul. A Diocese se prepara para o evento que atrai milhares de fiéis anualmente ao Parque da Romaria para um dia de oração e celebração. Neste ano, o tema da Romaria é “Maria ensina-nos a dizer sim a Deus”, tendo como propósito do ano vocacional “Cada comunidade uma nova vocação”.
De acordo com o padre Fabrício Afonso Bervian, que atua junto ao Bispado em Cachoeira do Sul e está coordenando o setor litúrgico no Parque da Romaria, a mesma é planejada meses antes de sua realização. “Esta é a Romaria que antecede a dos 30 anos, em 2024. Estamos a todo vapor, já pensando na edição de três décadas, onde deverá ser apresentada uma nova dinâmica com Romarias especiais, englobando grupos”.
Todas as Paróquias se envolvem com a organização e auxílio na Romaria. Conforme o padre Gelso Bernardy, da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, que inclui Sobradinho, Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul, reunido com integrantes da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Ibarama, já estão programadas quatro lotações para a peregrinação religiosa. Também sairão ônibus das Paróquias de Segredo e Arroio do Tigre, além dos fiéis que costumam viajar de carro com a família e amigos.
Publicidade
Para este ano, são esperados cerca de 60 mil romeiros de vários municípios da Diocese e do Estado. No domingo, 15 de outubro, às 9 horas, ocorrerá a saída da Romaria em frente à Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Cachoeira do Sul, com destino ao Parque onde fica o Santuário da Mãe do Redentor e onde será celebrada a missa. Após o almoço, durante a tarde, será realizada a bênção da saúde. Haverá comercialização de almoço e lanches ao longo de todo o dia, bem como de itens religiosos. Nos próximos dias também estarão à venda camisetas alusivas à 29ª Romaria Mãe do Redentor, ao preço de 40 reais.
Ainda segundo o padre Gelso, as missas da manhã e tarde, durante a Romaria, serão animadas pelos grupos das Paróquias de Sobradinho e Segredo. As celebrações também serão transmitidas ao vivo pela internet.
Em relação à infraestrutura para o evento, conforme padre Hélvio Luiz Cândido, ecônomo da Mitra Diocesana, vem sendo feitas melhorias no Parque da Romaria, entre as quais a ampliação dos banheiros. “A cada ano que passa a Romaria aumenta e nos apresenta novos desafios. Neste ano, foram feitos 20 novos banheiros e também uma construção atrás do altar-monumento, através da contribuição de patrocinadores da comunidade. Também foram realizadas melhorias nas tendas, churrasqueiras, nos espaços que dispomos dentro do Parque. Estamos sempre buscando melhorar e sonhando que, daqui algum tempo, vamos ter também um monumento com a estátua da padroeira da Diocese”, salienta.
Publicidade
Padre Hélvio reforça o convite a todos. “A gente quer a presença do povo para rezar. Vivemos momentos tão difíceis, mas sempre estamos pensando com esperança positivamente. Precisamos muito da oração porque ela clareia e ajuda muito a gente a discernir quais os caminhos que precisamos seguir. Então convidamos o povo para um dia especial de oração. O povo tem que vir pedir graças. Nossa Senhora sempre se coloca à disposição para estar alcançando as graças, mas a gente também tem que pedir. Papa Francisco que diz isso, ‘Deus não se cansa de dar, mas a gente não está pedindo mais, não está rezando mais’. Então a gente precisa insistir em pedir. Quem bate, a porta se abre. A quem pede, se alcança e, assim, a palavra de Deus vai dizendo isso. Então é renovação, tem que se renovar na fé. A gente convida o povo a participar, a aumentar a devoção a Nossa Senhora e, sobretudo, dar essa alegria, porque a Igreja viver uma Romaria é momento de alegria”.
No mês que antecede a grande festa, a imagem da Mãe do Redentor visita as Paróquias da Diocese. Na Área Norte, a Paróquia São Marcos, de Segredo, recebeu a visita em 2 de setembro, enquanto a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, no dia 10, em Pitingal – Passa Sete e na Igreja Matriz em Sobradinho. Neste sábado, 16, será a vez da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Ibarama e, no domingo, 17, na Sagrada Família, em Arroio do Tigre.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Publicidade
This website uses cookies.