ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Presidente da Assembleia cobra explicações sobre ação violenta da BM

A forma como aconteceu a reintegração de posse da Ocupação Lanceiros Negros, em Porto Alegre, na última quarta-feira, 14, fez com que a Assembleia Legislativa protocolasse o pedido de audiência com o governador José Ivo Sartori. No encontro, que aconteceu nessa segunda-feira, 19, no Palácio Piratini, o presidente da Casa, Edegar Pretto (PT), cobrou esclarecimentos sobre a ação da Brigada Militar (BM). 

Na ação, 70 famílias foram despejadas de forma considerada violenta. Houve prisões, inclusive do   presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Fernandes (PT). Ele estava em frente ao prédio e coordenava a realização de uma audiência pública sobre a questão quando foi detido. 

ads6 Advertising

Publicidade

Pretto ainda salientou que não se trata de uma disputa em oposição e situação. “Expressei ao governador que viemos como chefe de um Poder exigir explicações e responsabilizações de atos que foram falhos naquele momento. Sartori disse que a Brigada Militar está fazendo todas as averiguações do procedimento e se comprometeu de nos informar ao final do processo”, explicou.

O secretário chefe da Casa Civil, Fábio Branco, afirmou que a ação foi resultado de uma determinação judicial, e que a BM simplesmente entrou como apoio para a operação. Na avaliação dele, o processo de retirada dos moradores teria ocorrido ‘sem traumas’, conforme o acordado com o Estado, Ministério Público, Judiciário, Conselho Tutelar e Brigada Militar.

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta