O início da noite da última terça-feira, 12 de abril, foi marcado pelo 2º Encontro com o Sindilojas de 2016. O evento, que reuniu empresários e contadores no auditório do sindicato, recebeu o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucergs), Paulo Roberto Kopschina, para falar sobre “O registro do comércio na era digital”. O presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode, deu as boas-vindas e registrou a importância do assunto para os oito municípios que fazem parte da base territorial da entidade.
O palestrante repassou a história das Juntas Comerciais e o início dos trabalhos da Jucergs que, atualmente, faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e completa 139 anos em maio. Kopschina falou a respeito do trabalho desenvolvido pela sua autarquia, detalhando a estrutura e relatando a diminuição do quadro de servidores. Ele ainda comentou sobre a aflição dos empresários com o cenário econômico atual, usando como exemplo alguns indicadores da Junta.
O assunto da pauta do 2º Encontro com o Sindilojas, o registro do comércio na era digital, foi abordado quando Kopschina mencionou as mudanças e atualizações que vêm acontecendo na Jucergs nos últimos anos, com destaque para a Rede Nacional de Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios – Redesim, existente desde 2007; e a implantação do Sistema de Via Única para validação de processos aprovados, que começou a operar em Porto Alegre em janeiro deste ano. “A vantagem do Via Única é ir uma vez só à Junta Comercial”, destacou.
Publicidade
Conforme Paulo Kopschina, em Santa Cruz do Sul, que faz parte das 42 salas de empreender da Redesim, ainda não será possível implantar o sistema de Via Única neste ano, pois são necessárias diversas atualizações de equipamentos. Para encerrar, o palestrante ainda falou sobre os convênios que estão sendo realizados para sanar os problemas que a Jucergs vem enfrentando; e sobre o novo site, mais fácil e usual, inspirado na página virtual da Junta Comercial de Minas Gerais.
This website uses cookies.