Categories: Esportes

Presidente do COI defende reformas na Fifa e alerta que serão dolorosas

Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), declarou nesta segunda-feira, 8, em encontro de dirigentes da entidade em Lausanne (Suíça), que a FIFA precisa de uma reforma dolorosa como o próprio Comitê sofreu anos atrás após escândalos de corrupção envolvendo dirigentes na organização das Olimpíadas de Inverno de Salt Lake City.

Após a renúncia de Joseph Blatter do cargo de presidente da entidade máxima do futebol , o dirigente alemão acredita que a FIFA precisa de uma reestruturação em diversos setores e que uma reformulação não é fácil.

“Nós sabemos que jogar tudo na mesa pode ser uma dolorosa experiência, mas é absolutamente necessário fazer isso como nós vimos na nossa própria história”, afirmou Bach.

Publicidade

O presidente do COI reiterou que os casos de corrupção na FIFA e aqueles que ocorreram no Comitê não cabem comparação. Atualmente, a entidade conta com uma política de escolha de cidades sede para os Jogos Olímpicos baseada na ética e regulada por uma política que impede todo e qualquer tipo de benefício para aqueles que são responsáveis por escolher os locais dos Jogos.

“Há um conjunto de regras extremamente sério no código de ética e suas aplicações. Você tem a comissão de ética, você tem a posição do chefe da comissão de conformidade e ética”, concluiu Bach.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.