A necessidade de uma captação ágil de dados da realidade social por meios digitais e a importância da soberania digital para o País foram temas centrais na palestra de abertura do 20º Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Unisc. O evento ocorreu na última quinta-feira, 6, de modo online, com a participação do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, e de pesquisadores e estudantes de Direito de várias universidades brasileiras.
Economista, natural de Venâncio Aires, Pochmann contextualizou as transformações no IBGE dentro do novo panorama global, marcado pela internet e pela inteligência artificial. Ele destacou que as políticas públicas não podem mais se basear apenas em informações desatualizadas de um censo demográfico feito a cada dez anos.
LEIA TAMBÉM: IBGE aponta queda da insegurança alimentar em mais de 2 milhões de domicílios no Brasil
Publicidade
Como exemplo, citou a urgência de municípios litorâneos considerarem projeções de aumento do nível do mar em razão das mudanças climáticas. Segundo ele, dados atualizados e integrados são cruciais para a criação de políticas preditivas, capazes de planejar o futuro.
Outro ponto de grande ênfase foi a soberania digital. O presidente do IBGE alertou que a dependência de serviços de big techs internacionais, por instituições como universidades públicas, implica que essas grandes corporações podem deter mais informações sobre o Brasil do que as próprias autoridades e órgãos públicos nacionais.
LEIA TAMBÉM: Proporção de famílias de casal sem filhos quase dobra em 22 anos
Publicidade
“A fala de Marcio Pochman foi de grande importância para estudantes e professores da pós-graduação em Direito e de outras áreas voltadas às políticas públicas, porque a pesquisa científica precisa de dados de realidade atualizados, confiáveis e com real significado científico”, ressaltou o organizador do evento e professor do programa, João Pedro Schmidt. “Segundo as informações trazidas na palestra, há boas perspectivas de avanços a partir da integração dos bancos de dados públicos impulsionada pelo IBGE.” De acordo com ele, estudantes e professores desejam trazer Pochmann presencialmente à Unisc.
Pochmann informou que as novas diretrizes para as estatísticas nacionais estão sendo implementadas por meio do Programa Nacional de Inteligência e Governança Estatística e Geocientífica para Políticas Públicas Preditivas, lançado em junho. O programa é uma iniciativa que envolve o IBGE, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e oito ministérios, visando integrar dados dispersos e preparar o País para os desafios futuros.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.