O Presídio de Sobradinho conta, agora, com um novo sistema de monitoramento. O Speed Dome, da Intelbras, foi o modelo escolhido para fazer o trabalho. Ele possui uma câmera que trabalha na vertical (180°) e horizontal (360°), com isso, um raio de três quilômetros, a partir do presídio, está sendo monitorado pelo equipamento. Outras 19 câmeras foram instaladas na casa prisional, sendo que oito vigiam o regime fechado e outras dez a área externa, incluindo a rua Alberto Pasqualine e a Avenida Fernando Ferrari.
De acordo com o administrador do Presídio de Sobradinho Glênio Göettems – que atua, também, no Presídio Estadual de Venâncio Aires -, praticamente todo o bairro Vera Cruz está sendo monitorado. “Os moradores das imediações podem solicitar as gravações a qualquer momento. Esse é um benefício para a comunidade”, declara.
O responsável técnico pela instalação Martielo Fardin, destacou que a penitenciária possui algumas câmeras, que foram melhoradas e utilizadas novamente, já as que foram colocadas por último são novas. Os equipamentos contam com infravermelho, o que facilita a visibilidade à noite. De acordo com Fardin, as gravações ficam armazenadas de 45 a 50 dias.
Publicidade
O sistema estava sendo testado desde setembro. Durante este tempo foram feitas melhorias e corrigidos erros para que no dia do lançamento o equipamento estivesse em perfeitas condições e pudesse realizar o trabalho sem transtornos. Participaram do ato a Juíza da Comarca de Sobradinho Dra. Luciana Inês Morsch Glesse, prefeito Luiz Affonso Trevisan, vereador Valmor Gonçalves, 1º Sargentos Medina e Maciel, da Brigada Militar, além de outras autoridades e servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
This website uses cookies.