Conter o avanço da violência no ambiente escolar é prioridade do governo de José Ivo Sartori e assim é tratada pela Secretaria de Educação, que superou a meta estipulada no Acordo de Resultados de instalar e reativar 100 comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) na rede estadual de ensino em quase três vezes. De maio a julho, 280 novas Cipaves foram formadas. Deste total, 113 foram implantadas nos 19 municípios listados pela Secretaria da Segurança Pública como os que possuem os maiores índices de violência no estado.
As novas Cipaves somam-se às 552 comissões que foram reativadas deste janeiro, de acordo com a Lei estadual 14.030/12 de autoria da então deputada Maria Helena Sartori. Com isso, a cultura do diálogo e de soluções para os problemas da comunidade escolar já virou realidade em 32% da rede, que possui 2.558 escolas. “Não há como se ter uma educação de qualidade em um ambiente contaminado pela violência. Saber lidar com os conflitos que ocorrem no ambiente escolar é a missão das comissões”, afirma secretário da Educação, Carlos Eduardo Vieira da Cunha.
Segundo Vieira, na medida que elas cumprem o seu papel, transformam o ambiente escolar em um local de boa convivência e respeito às diferenças, fazendo com que haja boas condições para o desempenho em sala de aula. “Propagar uma cultura de paz no ambiente escolar é a grande missão das Cipaves”, ressalta o secretário. Vieira acrescenta estar “convicto de que o sucesso deste trabalho é fundamental para que possamos diminuir os preocupantes índices de evasão e de repetência, vamos continuar tratando-o com a prioridade que ele merece”.
Publicidade
A gerente estadual do projeto Cipaves, a professora Luciane Manfro, explica que as comissões são formadas por alunos, pais, professores, direção e funcionários. “A ideia é diagnosticar e coibir casos de indisciplina escolar, intolerâncias, bullying, entre outras situações que ocorrem fora do muro da escola, mas interferem diretamente no ambiente escolar”, explica Luciane.
This website uses cookies.