Mais de 100 santa-cruzenses já se deslocaram ao Hospital Ana Nery neste sábado, 7, para realizar o exame preventivo do tipo de câncer mais comum no País. A atividade, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), marca o Dia C, Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, que ocorre em todo o Brasil. Conforme a dermatologista, Tânia Maria Zuquetto de Almeida, a ação no município é de extrema importância, visto a concentração de pessoas de origem alemã que sofrem exposição solar intensa em razão da agricultura. “Apesar de muitos já terem se educado quanto aos cuidados preventivos, inúmeros casos suspeitos foram constatados hoje. Uma média de 17%”, afirmou.
Na fila para realizar o exame preventivo gratuito, o marceneiro Hildo Dumk, ao mesmo tempo em que preocupava-se para manter a saúde em dia, comemorava o fato de ter vencido um câncer de pele. “Fui diagnosticado em julho deste ano e já fiz duas cirurgias. Hoje vim aqui para fazer um check-up e verificar se tudo continua bem”, comentou.
Em Santa Cruz do Sul, a ação acontece no Hospital Ana Nery (Rua Pereira da Cunha, 209, Arroio Grande) até as 15 horas ou até que sejam realizados 200 atendimentos. Sob a coordenação da dermatologista Tânia Maria Zuquetto de Almeida, os atendimentos também são executados pelas médicas dermatologistas Barbara Florêncio e Gláucia Thomas Checker. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 2106 4400. Em todo o Brasil, cerca de 3 mil dermatologistas voluntários farão consultas gratuitas em 121 unidades de atendimento.
Publicidade
Quem deve fazer o exame
Deve realizar o exame preventivo gratuito: quem tem histórico de câncer de pele na família; indivíduos com pele muito clara, que costuma ficar com vermelhidão; as pessoas com cabelos claros; com olhos claros; que possuem pintas pelo corpo; que já sofreram queimaduras pelo sol; com sardas na face e/ou ombros; que já tiveram câncer da pele; que ficaram expostas por um longo período ao sol sem proteção; que possuem pinta que muda de cor; que tem feridas que não cicatrizam; os idosos e os albinos.
Publicidade
This website uses cookies.