Cultura e Lazer

Primeira edição do Festival de Samba da Júlio celebra a cultura afro

A noite de sábado, 6, foi de festa e muito samba na Sociedade Cultural e Beneficente (SCB) União, conhecida como Uniãozinho, em Santa Cruz do Sul. Em um palco gigante, montado na Rua Júlio de Castilhos, em frente à sede do clube, ocorreu a primeira edição do Festival de Samba da Júlio. O prefeito Sérgio Moraes e a primeira-dama, e secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, prestigiaram o evento. Antes de participar do evento, o prefeito foi conhecer as melhorias realizadas nos espaços internos do clube.

Logo após, teve início a solenidade de abertura. A saudação inicial foi realizada pela pela presidente do Uniãozinho, Marta Nunes. “Agradeço a presença de todos e devo dizer que estou muito feliz por mais esta iniciativa. Aqui é um espaço da cultura negra, de resistência, de afeto e de coletividade”, iniciou. Marta salientou ainda da importância da realização de oficinas, tanto no próprio clube como fora dele, e mencionou um projeto que será executado em uma escola de educação infantil do município. “Agora em setembro vamos completar seis oficinas”, comemorou. E finalizou agradecendo a presença do prefeito e sugeriu ao chefe do executivo que fosse até o palco para falar sobre o Carnaval 2026.

LEIA TAMBÉM: Festival da Galinha Recheada vende mais de mil aves assadas e lota o FC Rio Pardinho

Publicidade

Em sua fala, Moraes iniciou relatando que, na sua infância, residiu próximo ao Uniãozinho. “Eu morei muito perto daqui em 1966 e assistia a movimentação aqui do Clube, por isso me sinto totalmente em casa”, iniciou o prefeito. Quanto ao Carnaval, garantiu que, em sua gestão, dará todo apoio. “Gosto muito do Carnaval e precisamos organizar o do ano que vem. Vamos apoiar não só a escola União, mas todas as escolas de samba, fazendo o possível para que seja uma festa muito boa para todos”, assegurou o prefeito.

Após os pronunciamentos, a animação ficou por conta do DJ Didyo, e na sequência iniciou-se o festival. Apresentaram-se o grupo da oficina do projeto Sankofa. Tag Company e a ala show da Escola de Samba Acadêmicos do União. Ao final, foi anunciado, pela presidente do União, Marta Nunes, o tema do Carnaval do próximo ano: O Egito Antigo – a jóia do Oriente Médio no berço da civilização. A realização do projeto Festival de Samba da Júlio foi executado com recursos oriundos de emenda parlamentar da deputada Federal, Daiana Santos, através do Ministério da Cultura.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.